Dante terá três projetos entre os finalistas da Genius Olympiad

Publicado em 7 de junho de 2023 às 18:07
Categorias: ,

Além da Milset, o Dante terá representantes em outro importante evento internacional: a Genius Olympiad, que neste ano será realizada entre os dias 12 e 17 de junho, no campus da Rochester Institute of Technology University, em Nova York, nos Estados Unidos. 

A feira, que ocorrerá de forma presencial pela primeira vez desde o início da pandemia, receberá mais de 700 projetos voltados a questões ambientais. Os trabalhos serão apresentados por cerca de 1.100 estudantes de aproximadamente 80 países. 

O Colégio será representado por três projetos desenvolvidos no Cientista Aprendiz, seu programa de pré-iniciação científica. Eles concorrerão na categoria “Science” com outros 421 trabalhos, e os vencedores serão premiados com certificados, medalhas e até bolsas de estudo. 

As alunas Letícia Silvestrim Feitoza e Marina Escalona, da 3ª série do Ensino Médio, conquistaram o credenciamento graças a premiações obtidas na última edição da FeNaDANTE (Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri). Já o projeto da dupla formada pelos dantianos Alexys Bernardino Alves e Murilo Vicari Hadad, também da 3ª série, foi selecionado pela Genius no processo de ampla concorrência. 

“São projetos maduros e que já foram premiados. Especialmente os trabalhos da Letícia e da Marina têm bastante identidade com a proposta da Genius, que tem uma questão de resolução de problemas ambientais”, afirma a professora Percia Paiva Barbosa, coordenadora-assistente do Cientista Aprendiz. 

Aberta ao público externo, a exposição acontecerá nos moldes da FeNaDANTE, ou seja, por meio de estandes montados pelos alunos. Na ocasião, os dantianos serão acompanhados pela professora orientadora Juliana de Carvalho Izidoro. 

“Além da experiência de participar do evento e de apresentar seus trabalhos para avaliadores que irão contribuir com aquela proposta, os jovens também terão a oportunidade de conhecer outros alunos e dividir experiências. É uma feira muito bacana que promove a integração de estudantes com outras culturas”, conclui a professora Percia. 

Abaixo, confira as informações dos projetos que representarão o Dante na Genius Olympiad:

Estudante: Letícia Silvestrim Feitoza (3ª série A)
Título do projeto: Reaproveitamento do resíduo inorgânico do camarão
Resumo: O projeto visa dar utilidade ao resíduo sólido do camarão, utilizando sua matéria inorgânica para o tratamento de efluentes por meio da adsorção. A partir da análise da matéria calcinada, através do Espectrômetro de Fluorescência de Raios X, houve o conhecimento de quais minerais estão presentes no material, tal qual sua porcentagem. Percebeu-se a presença de minerais com características adsorventes, sendo eles óxido de alumínio e dióxido de silício, mas em quantidades menores que 0,6% cada um, o que refuta a hipótese de realizar adsorção a partir do resíduo inorgânico do camarão. Contudo existem outros óxidos, como óxido de cálcio e pentóxido de fósforo presentes na matéria inorgânica que possuem grandes utilidades (73% e 15% respectivamente) e podem ser utilizados nesse reaproveitamento.
Orientadora: Carolina Lavini Ramos Morais
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Estudante: Marina Escalona (3ª série E)
Título do projeto: Redi-Plastic –  recuperação de plásticos usados para obtenção de novos produtos
Resumo: A palavra “Redi” vem do latim e significa “voltar, retornar etc.”. Neste contexto, o “Redi-Plastic” aborda o desenvolvimento de um dispositivo capaz de recuperar plásticos já usados e descartados, por meio da dissolução dos polímeros usando um solvente natural, o limoneno extraído da casca da laranja. Sendo assim, o objetivo deste projeto é estudar uma forma para que diferentes tipos de polímeros sejam dissolvidos pelo limoneno, possibilitando, dessa forma, a sua reutilização e posterior automação. Os dados obtidos neste estudo servirão de base para a construção de um protótipo que tenha a finalidade de converter plásticos descartados em novos produtos. 
Orientadora: Juliana de Carvalho Izidoro
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Estudantes: Alexys Vives Bernardino Alves (3ª série C) e Murilo Vicari Hadad (3ª série C)
Título do projeto: Jamitom – Just a Mindful and Intelligent Traffic Operating Machine
Resumo: O trânsito é um dos maiores problemas urbanos da atualidade. Na última década, o tempo médio diário gasto no trânsito da cidade de São Paulo foi superior a duas horas e quinze minutos, enquanto a população nova-iorquina soma 846,7 milhões de horas gastas no tráfego anualmente. O presente projeto se propõe a otimizar o fluxo de veículos por meio da avaliação de microfenômenos que causam o tipo de tráfego mais comum em centros urbanos: engarrafamentos-fantasma. Uma vez estabelecido o objeto de estudo, decidiu-se pela utilização de algoritmos genéticos para realizar o treinamento do sistema semafórico. Os algoritmos genéticos foram escolhidos por serem tão eficientes quanto outras formas de inteligência artificial, ao passo que podem ser processados por um maior número de máquinas. Espera-se alcançar resultados que sejam eficientes em reduzir o trânsito em ambientes urbanos e que encorajem mais pesquisas sobre a implementação de engarrafamentos-fantasma em sistemas de controle de tráfego.
Orientador: Rodrigo Assirati Dias
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!