Dante sedia o encerramento do Educom.geração.cidadã.2016

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 11:39

O Colégio Dante Alighieri sediou, no dia 29 de outubro, o encerramento do Educom.geração.cidadã.2016, um projeto de educomunicação que, debatido por diversas entidades da área educacional desde o início do ano, previa a troca de experiências entre professores e alunos tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. Na ocasião, integrantes da oficina Dante em Foco se encontraram no auditório Miro Noschese com participantes da oficina Imprensa Jovem do CEU EMEF Casa Blanca para falar sobre o andamento do projeto e apresentar o resultado do trabalho elaborado em conjunto por ambas as equipes.

Dando início ao evento, a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica do Colégio, deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, alunos da Dante em Foco e da Imprensa Jovem subiram ao palco para falar sobre a programação das atividades realizadas e apresentar o trabalho que desenvolveram no projeto. Após uma exposição sobre as visitas que fizeram nas duas escolas e sobre o roteiro de um filme que criaram, os estudantes apresentaram o próprio filme, cujo tema eram as iniciativas que, segundo eles, fariam do mundo um lugar melhor.

Finalizada a exibição, os alunos se dirigiram ao ateliê de artes do Colégio para uma última atividade, enquanto os presentes faziam uma pausa para um café. Ao retornarem do ateliê, falaram sobre o futuro do projeto. Na sequência, exibiram um vídeo em que expõem o próprio entendimento do que seja educomunicação e destacam a importância da amizade e a gratificação pela criação de novas amizades.

Por fim, os estudantes apresentaram o trabalho realizado no ateliê, que consistiu na continuação do projeto realizado no primeiro encontro e colocaram suas digitais em um globo, representando assim seu compromisso com o mundo. Além disso, exibiram um vídeo com declarações individuais sobre o que fizeram e o que significou o projeto para eles.