Dante ressalta importância da ciência em encontro

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 12:03
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 9 de novembro, um grande encontro para falar de ciências. O dia foi destinado, principalmente, a saudar os novos alunos do programa Cientista Aprendiz, despedir-se dos veteranos, premiar os melhores projetos apresentados no V Simpósio de Pré-iniciação do Cientista Aprendiz, que ocorreu em 5 de novembro, e lançar a terceira edição da revista InCiência.

Na ocasião, a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e de Biologia, professora Sandra Tonidandel, também responsável pelo Cientista Aprendiz, exaltou a importância do trabalho científico no ensino básico como meio de promover novas descobertas. “Muitos de nós não tínhamos a oportunidade de falar do que queríamos na escola. De que tratávamos nas feiras de ciências? Só reproduzíamos o conhecimento que já existia. No Cientista Aprendiz, os alunos têm espaço para realizar descobertas”, explicou Sandra.

Além da produção de conhecimento científico mediante a busca por respostas inovadoras para problemas que acometem a sociedade, Sandra também apontou a vivência dos alunos em eventos nacionais e internacionais como um meio eficiente de despertar o gosto por questões locais e globais. “Eles conhecem gente do mundo todo e são estimulados a trabalhar com cooperação, e não com competição. Por isso, é fácil notar que todos, independentemente de escola e nacionalidade, se ajudam nos encontros”, explicou.

Os pais de alunos que ingressarão no Cientista Aprendiz em 2014 assistiram a um vídeo de despedida com relatos de vivências gravado pelos nove formandos: Ângela Perrone Barbosa, Bianca Spina Papaleo, Flavio Pelone, Larissa Pereira Marques, Richard Roberts, Laura Rudella Tonidandel, Marcella Morais Ronconi, Renatta Colla Thosi e Walter Von Söhsten Xavier Lins. Depois da exibição, foi a vez das mães de Bianca, Renata e Ângela, além do pai de Walter, subirem ao palco. Todos relataram, emocionados, o que viveram enquanto pais de cientistas e o amadurecimento que constataram em seus filhos.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, ficou responsável por apresentar a revista InCiência aos pais e alunos. Após a exibição de um vídeo, ela contou a história do periódico, cuja primeira edição foi lançada em 2011, e destacou a importância de valorizar estudos feitos dentro e fora do Dante. “É fundamental reconhecer e validar a produção de conteúdo, independentemente de sua origem. Este é um momento importante para a ciência no Brasil, e precisamos lutar para democratizar o conhecimento”, destacou, falando da publicação de artigos de alunos de todas as regiões do país e da disponibilização da revista na internet.

Palestra

Logo na abertura do evento, o pesquisador Ricardo Santos, da Cisco Systems (e responsável, no Brasil e na América do Sul, pela Vertical de Educação, braço da multinacional que oferece soluções a instituições de ensino) proferiu uma palestra falando de inovação. Diferenciando o “trabalho 2.0” do “trabalho 3.0”, ele fez uma analogia entre a importância da qualificação no trabalho e a busca por progresso na educação.

“Há ofícios repetitivos e que não demandam evolução e pesquisa para serem feitos com mais eficiência. Isso ocorre em regiões em que a produção material pode ser grande, mas há quase zero em termos de especialização profissional e descobertas científicas. Este é o trabalho 2.0. O mesmo acontece com a educação na maior parte do país e do mundo”, afirmou, relembrando práticas rotineiras em instituições escolares e destituídas de inovações.

Segundo ele, o ideal seria a adesão da sociedade ao “trabalho 3.0”, no qual a investigação e a busca por novas respostas são constantes. “Quantos de nós não estamos resolvendo problemas nunca antes vistos? É inadmissível, nos dias de hoje, uma empresa de ponta dizer, em um momento problemático, algo do tipo ‘a informação não chegou a mim’, ou ‘não podemos resolver’”, disse, explicitando a superação de limites outrora existentes em um mundo sem a facilidade de acesso a informações, superação essa que se deve, em particular, à popularização das novas tecnologias, como a internet.

Simpósio

Do simpósio participaram 38 alunos, que apresentaram 23 pesquisas divididas em cinco áreas: Ciências Humanas, Meio Ambiente, Energia e Novas Tecnologias, Saúde e Biologia. O júri científico foi composto por pesquisadores da USP, da Unifesp e da Unesp, além de especialistas de outras instituições científicas.

Ao todo, sete projetos foram premiados (listados a seguir). Dois deles, “TPM – Tempo Para Mudanças”, das alunas Ana Carolina Paixão de Queiroz e Gabriela Pane Farias, e “Busca por novos alvos terapêuticos no combate ao câncer: Modulação do FASL por Prostaglandina E2 em linfócitos”, de Giulia Maria Ramella, também foram credenciados para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) de 2014.

O Simpósio de Pré-iniciação Científica do Dante Alighieri é filiado à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace, SP), à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec, RS), à Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP, SP) e à Genius Olympiad (EUA; torneio cujas futuras edições passarão a receber também um projeto científico do Dante).

Projetos premiados no simpósio:

Ciências Humanas

TPM – Tempo Para Mudanças

Alunas: Ana Carolina Paixão de Queiroz e Gabriela Pane Farias

Profª orientadora: Rita M. S. de Barros

Profª coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

 

Meio Ambiente

Qualidade da água da torneira

Alunas: Maria Fernanda Figueiredo Vitule e Júlia Costanza Gonzales

Profª orientadora: Regina Marques Marcók

Profª coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

 

Fertilizante sustentável: redução de gases de efeito estufa a partir dos fertilizantes nitrogenados

Aluna: Clara Andrade Prado Teixeira

Profª orientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Profª coorientadora: Mara Cristina Pane

 

Energia e Novas Tecnologias

STARS: Sistema de Transporte Autônomo dos Raios Solares

Aluna: Daniella Stefano de Alencar

Prof. orientador: Eraldo Rizzo de Oliveira

Profª coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

 

Saúde

Efeitos medicinais dos venenos das serpentes Bothrops alternatus e Micrurus corallinus

Alunas: Juliana Silveira Prodonoff, Luna D. P. Garcia e Tauany Leonardo da Silva

Prof. orientador: Peterson Lásaro Lopes

Profª coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

 

Busca por novos alvos terapêuticos no combate ao câncer: modulação do FASL por Prostaglandina E2 em linfócitos – FASE I

Aluna: Giulia Maria Ramella

Profª orientadora: Carolina Lavini Ramos

Profª coorientadora: Luciana Paroneto Medina

Supervisor: Prof. Doutor João Gustavo Pessini Amarante Mendes

 

Biologia

A influência das diferentes frequências sonoras no desenvolvimento de Catasetum fimbriatum in vitro

Alunas: Beatriz Freitas, Clara Marins e Paula Vertoni

Profª orientadora: Nilce de Angelo

Profª coorientadora: Sandra M. Rudella Tonidandel

Cientista qualificado: Lucas Macedo Felix – Instituto de Biociências – USP

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!