Dante recebe técnico campeão mundial para treinar equipes de handebol

Publicado em 17 de novembro de 2022 às 17:29
Categorias:
Morten Soubak conduz clínica de handebol no Dante.

Em mais um importante capítulo de sua história esportiva, o Dante recebeu no dia 7 de novembro nada menos que o dinamarquês Morten Soubak, técnico de handebol campeão mundial com a seleção brasileira feminina em 2013. Por quase cinco horas, o treinador comandou uma clínica para cerca de 70 alunos do Colégio, que aproveitaram a oportunidade para aprender com um dos expoentes da modalidade.

Atualmente na coordenação do Praia Clube, de Uberlândia (MG), Soubak realizou o trabalho por intermédio do coordenador do Departamento de Esportes do Dante, o professor João Rafael Ranieri, a quem ministrou cursos de handebol nos últimos anos. Foi a primeira vez que ele aplicou uma atividade do tipo a uma escola particular no Brasil, dando a dimensão da importância do evento.

Morten Soubak e professor João Rafael Ranieri.
Professor João Rafael Ranieri discursa ao lado do técnico Morten Soubak

Morten Soubak conta que a ideia de oferecer clínicas para professores e alunos surgiu durante a pandemia, quando os torneios de handebol haviam sido paralisados. “O Dante é quem começa esse movimento, e isso é histórico”, disse o técnico europeu, que se mostrou impressionado com a estrutura do Colégio. “Quando entrei aqui, fiquei de queixo caído. É um colégio bonito demais. Estou feliz, agradeço muito e espero que seja a primeira de muitas clínicas.”

“A vinda do Morten é um marco do que estamos buscando para o handebol, de ter um trabalho de excelência e ser uma referência na modalidade. O Dante está mostrando que apoia e investe na formação das crianças por meio do esporte”, afirmou o professor João Rafael. Antes do início dos trabalhos, o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, deu as boas-vindas ao dinamarquês e desejou um bom treino aos alunos. “Aproveitem a experiência, que ficará marcada para a vida inteira. Vocês terão aula com alguém que foi campeão do mundo.”

Presidente do Dante, dr. José Luiz Farina faz discurso aos participantes da clínica

Ensinamentos de um vencedor

Realizadas no ginásio Túlio Nelson Canali, as atividades reuniram as equipes sub-12 a sub-18 do Dante e contaram com o apoio de professores do Colégio. Embora a exigência e o período de treino variassem de acordo com a faixa etária dos alunos, Soubak transmitiu seu conhecimento e praticou aspectos técnicos e táticos com todas as categorias, seguindo seu próprio método de trabalho.

“Tenho um padrão e uma filosofia de jogo no handebol. O modelo de jogo que está no meu DNA é o da escola nórdica, mas, obviamente, morando no Brasil há quase 20 anos, também incorporei elementos daqui e de outros lugares do mundo, mas a ideia foi apresentar o jogo típico da escola nórdica”, explicou Soubak. Técnico dos times de handebol do Dante, o professor João Rafael disse que os atletas dantianos “aprenderam muito sobre a parte tática e de posicionamento e movimentação”. “Gostei porque eles aproveitaram bem e entenderam a filosofia dele de jogo.”

Membro do time sub-18, o dantiano Tiago da Conceição Machado disse ter aproveitado a oportunidade de participar de uma clínica com um treinador campeão mundial. “Foi algo que eu nunca tinha experimentado. Com a vinda do Morten, vários alunos ficaram muito felizes e se empenharam em melhorar e aperfeiçoar suas técnicas. Consegui corrigir vários erros meus, ter uma visão de jogo mais apurada e atacar e defender espaços de modo mais eficiente”, conta o estudante da 3ª série B.

Já projetando a temporada de 2023, o professor João Rafael conclui que a vinda do técnico dinamarquês servirá para estimular ainda mais a prática da modalidade no Colégio. “A presença do Morten, além de ser importante para a parte tática e técnica das nossas equipes, ajudou a agregar todas as categorias. Conseguimos unir toda a comunidade do handebol, e isso acaba gerando uma motivação maior para os treinos e a formação das equipes no ano que vem.”