Dante recebe representantes de escolas e apresenta metodologia STEAM-S

Publicado em 6 de setembro de 2022 às 13:40
Categorias:

Como parte de uma ação da Educa Week, evento anual que discute os rumos e melhorias para a educação básica no Brasil, um grupo de 17 professores de diversas escolas de São Paulo e de outras cidades visitou o Dante no dia 25 de agosto para entender a dinâmica de um componente curricular que traduz bem o caráter inovador do Colégio: STEAM-S.

A metodologia STEAM surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e prevê a integração de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, permitindo que o aluno esteja preparado de forma mais abrangente para o desenvolvimento de habilidades e competências do século 21. Em inglês, a sigla quer dizer Science, Technology, Engineering, Arts e Math.

No Dante, a abordagem recebeu o acréscimo das Ciências Humanas, representadas pela letra “S” ao final do acrônimo “STEAM-S”. Assim, os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos jovens dantianos envolvem não só a aprendizagem no uso de ferramentas tecnológicas mas também sua aplicação para solução de problemas reais da sociedade, sejam eles urbanos ou ambientais.

“Queríamos um projeto que tivesse uma relevância ambiental e social”, disse a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. “É uma abordagem que tem muita relação com o DNA da escola, com o que imaginamos como missão, visão e valores na área da educação.”

Apresentação sobre a metodologia STEAM-S

Intercâmbio de conhecimento

No auditório Guglielmo Raul Falzoni, a professora Sandra discorreu sobre o processo de implementação de STEAM-S no Colégio, do qual foi uma das responsáveis. Ela citou desde a formação de professores e coordenadores até a dinâmica em sala de aula, explicando como o componente curricular atua interligado aos projetos interdisciplinares dos Ensinos Fundamental e Médio. Após a conversa, os professores fizeram um rápido tour pelo Colégio, podendo conhecer estruturas pedagógicas importantes, como o Telhado Verde e o Museu de História Natural.

“É um pouco da nossa missão: divulgar o que fazemos, para ver se conseguimos ajudar instituições que queiram implementar STEAM em sala de aula”, afirma o professor de tecnologia Rodrigo Assirati. “Os eventos de troca [de conhecimento] são muito importantes, porque falamos abertamente o que fazemos e escutamos muito do que as outras pessoas fazem. Esse é o diferencial da educação em relação a outros setores.”

O intercâmbio de conhecimento também foi valorizado por Juliana Magalhães, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Agostiniano São José. “É sempre muito positivo refletirmos e conhecermos outras experiências. O Dante tem esse nome de excelência, a qualidade de ensino é inquestionável e isso acaba inspirando muitas pessoas a adotar as propostas das quais o Colégio foi pioneiro e que já aplica.”

Na mesma linha de Juliana, o diretor pedagógico do Colégio Jean Piaget, de Santos, Alexandre Thomaz Vieira, enaltece a oportunidade de dividir informações e considera inspiradora a forma com a qual STEAM-S integra a matriz curricular do Dante. “Gostei bastante, a proposta é muito forte. É um caminho a ser seguido por muitas escolas, e isso com certeza vai me ajudar a repensar o projeto que tenho. Precisamos olhar para o que está acontecendo em uma escola de referência como é o Dante.”