Dante recebe quatro prêmios na Febrace em 2015

Publicado em 2 de abril de 2015 às 10:22

A equipe do Colégio Dante Alighieri recebeu quatro prêmios na última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 16 e 20 de março. Entre as conquistas, estão honrarias concedidas às alunas responsáveis por dois projetos e também à professora Carolina Lavini Ramos, que atua como orientadora de diversos projetos do programa Cientista Aprendiz. Em 2015, mais de 700 estudantes, vindos de 200 escolas, participaram da feira. Os 330 projetos dos quais são responsáveis foram selecionados entre mais de 1,9 mil propostas.

Projetos

Ao todo, três estudos realizados no Dante foram apresentados. Um deles, nomeado “Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95L) por mediadores lipídicos em linfócitos – fase I”, de autoria da aluna Giulia Maria Ramella, conquistou o primeiro lugar em Ciências Biológicas. Ela também foi credenciada a participar da equipe de apenas nove pessoas que representará o Brasil na próxima Intel-ISEF (International Science and Engeneering Fair), maior feira de pré-iniciação científica do mundo. O evento será realizado em maio deste ano. Giulia tem estudado novos meios de combater o câncer.

Outro projeto foi apresentado pela aluna Ana Carolina Paixão Queiroz. Seu trabalho, chamado “TPM: tempo para mudanças III”, conquistou o segundo lugar em Ciências Humanas. Ana tem estudado e elaborado atividades para o empoderamento e a valorização das mulheres na sociedade. Um dos meios para alcançar esse objetivo é dar a elas a chance de conhecerem melhor o funcionamento de seus próprios corpos a partir do conhecimento e reflexão da fisiologia, da bioquímica e do ritmo psicológico de cada uma.

O terceiro projeto, nomeado “Função dos números primos”, foi apresentado pelo aluno Marcelo Soares Campos. Estudando os números naturais, Marcelo desenvolveu uma fórmula para descobrir quantos números primos existem até determinado (‘n’) número. Marcelo utilizou dois estudos como base principal para o trabalho: o teorema do número primo, criado por Vallée Poussin em 1896, e uma fórmula baseada na hipótese de Riemann (clique nos links para saber mais sobre os estudos).

No site da Febrace, há uma biblioteca virtual com informações de todos os projetos apresentados. Neste ano, a organização disponibilizou um conteúdo mais completo. Dessa forma, os visitantes poderão encontrar ali o resumo de cada projeto, junto ao painel apresentado no evento, e um vídeo explicativo  do projeto. Clique aqui para acessar a página sobre o projeto de Giulia, aqui para acessar o de Ana Carolina e aqui para acessar o de Marcelo.

A coordenadora-geral do Dante, professora Sandra Tonidandel, elogiou o profissionalismo dos dantianos que se apresentaram na feira. “O desempenho deles foi excelente. Ainda mais com o resultado, sabemos que o Dante segue como referência na educação científica, com projetos e desenvolvimento autorais e excelência acadêmica. Seguir nessa linha é uma grande alegria”, explicou.