Dante recebe feira de universidades dos EUA

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 13:44

O Colégio Dante Alighieri recebeu, em 5 de setembro, uma comissão da Linden, empresa que promove, no mundo todo, eventos de recrutamento de alunos interessados em estudar nos Estados Unidos. Na data, representantes de instituições estadunidenses conversaram com pais e alunos e realizaram uma feira de apresentação no pátio do edifício Michelangelo.

À tarde, os alunos participaram de um painel introdutório no auditório Miro Noschese, ocasião em que se expuseram os requisitos para a aprovação dos candidatos nas instituições. Segundo os palestrantes, apesar de existirem requisitos comuns à maioria das universidades, cada uma tem suas regras particulatrespara a análise dos possíveis ingressantes — as quais são definidas conforme a vocação institucional dos diferentes estabelecimentos de ensino superior.

Em seguida, os estudantes foram ao pátio do edifício Michelangelo conversar com os coordenadores de admissão de mais de 20 universidades, que oferecem cursos nas mais variadas áreas. “O maior foco, neste momento, é explanar o processo estadunidense de admissão, apresentar as instituições e recrutar os alunos do Dante interessados em estudar fora. As universidades nos Estados Unidos têm recebido grande número de alunos de poucas nacionalidades, como japonesa, chinesa e indiana, e queremos promover uma maior diversidade”, explicou Donald Occhiuzo, diretor da Linden no Brasil.

À noite, foi a vez de os pais dos alunos assistirem à apresentação de quatro coordenadores de admissão e recrutamento de diferentes instituições. O objetivo do encontro foi estabelecer a distinção dos processos seletivos e dos modelos curriculares.

Para o caso de estudantes internacionais, por exemplo, os candidatos precisam fazer testes de proficiência em inglês, mas também precisam, como o fazem os candidatos dos Estados Unidos, mencionar atividades extracurriculares que realizaram e enviar uma carta de recomendação. Outro exemplo abordado foi a possibilidade de graduandos mudarem de curso e, a fim de otimizar o tempo de estudo na nova área, utilizarem os créditos obtidos com a conclusão das antigas disciplinas curriculares e de atividades extracurriculares.

A coordenadora do Dante High School, profa. Rossella Beer, foi uma das organizadoras do evento e apontou as vantagens de realizá-lo no Colégio. “Entre outras responsabilidades, também é tarefa do Dante High School facilitar aos alunos a admissão em instituições internacionais. A Linden Fair, assim como outras feiras que traremos posteriormente, mostram um pouco do mundo lá de fora para que os estudantes escolham o que querem e também deixem claro o que não querem”, afirmou.

A professora ainda lembrou a participação ativa dos presentes à reunião. “O encontro realizado à noite foi uma surpresa muito grata, pois os pais também demonstraram grande interesse em conhecer o sistema estadunidense de ensino superior e fizeram várias perguntas”, complementou.

Para o diretor da Linden, as feiras promovidas por seus profissionais têm ainda o propósito de estimular uma análise a respeito da eficiência dos processos seletivos das universidades brasileiras. “As diferenças existentes na admissão daqui e na dos Estados Unidos são muito vastas, e, por isso, também acabamos sugerindo mudanças no processo brasileiro, que costuma ser algo padrão e que não analisa verdadeiramente o candidato. Nos Estados Unidos, levam-se muito em conta atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e o modo de pensar, por exemplo, enquanto no Brasil tem-se apenas o vestibular”, complementou Donald.