Dante recebe equipe internacional do Google

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 13:44
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri recebeu, em 29 de outubro, uma equipe de diretores do Google. Para o encontro, vieram o diretor global do Google for Education, Michael de la Cruz, uma das executivas do mesmo programa, Tara Kousha, a gerente do Google Community Program, Marta da Silva, e o diretor de educação do Google no Brasil, Milton Larsen Burgese.

Dispostos a aprofundar os trabalhos do Google no campo da educação, e interessados na infraestrutura do Dante e na logística avançada de uso de tecnologias dentro e fora da sala de aula, eles fizeram um tour pela instituição para conhecer um pouco mais das práticas oferecidas aos professores e alunos.

No decorrer do encontro, os profissionais do Google se reuniram com o comitê gestor discente do Colégio, responsável por intermediar a comunicação entre professores e alunos no tocante a aprimoramentos no uso de recursos tecnológicos, como notebooks, telefones celulares e tablets.

Todos puderam fazer perguntas e saciar curiosidades. De um lado, os alunos ficaram sabendo um pouco mais acerca dos projetos que já existem e que serão implementados em breve pelo Google; de outro, os especialistas conheceram a realidade do uso de tecnologias por parte dos adolescentes e indagaram de seus planos e projetos.

Entre os estudantes que levantaram algumas questões no encontro estava Carolina Rubini Ferraz, do 9º ano. Ela, por sinal, fez uma observação cujo ponto de partida foi uma reflexão que surgira durante uma visita do comitê de alunos à sede do Google em São Paulo. A intenção da visita era justamente disseminar o conhecimento sobre práticas criativas para a solução de problemas sociais, algo já levado às reuniões entre docentes e discentes.

Tendo tido contato, naquela ocasião, com uma ferramenta tecnológica de baixo custo, o Raspberry Pi*, e uma prática internacional de ensino de programação nas escolas, o Code Club**, ela decidiu trabalhar com o ensino de jovens nessa área criando a primeira equipe paulistana do Code Club.

“Não é tão simples criar o clube, pois precisamos de uma grande organização e de pessoas dispostas a ensinar, mas temos a intenção de trabalhar com esse recurso aqui por saber do valor que esses ensinamentos teriam para as crianças”, avaliou Carolina.

Para a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, a visita da equipe foi considerada por todos da Escola um privilégio. “O Google é uma referência mundial em termos de inovação e criatividade em projetos grandiosos, e não há como não considerar um privilégio o fato de eles terem escolhido o Dante e nossos alunos. Essa visita significou muito para o Colégio, para os alunos e para os professores, pois, além de tudo, é um indício que estamos seguindo no caminho certo no uso eficiente das novas tecnologias”, afirmou.

*O Raspberry Pi é um microcomputador (do tamanho de um cartão de crédito) de baixo custo, por meio do qual qualquer pessoa pode programar uma série de ações com certa facilidade. Apesar de aparentes semelhanças com o Arduino, ferramenta já utilizada no ensino de robótica no Dante, ambas as ferramentas são distintas.

**Code Club é um grupo sem fins lucrativos criado no Reino Unido que trabalha a prática da programação com crianças. Qualquer pessoa pode tomar frente na criação de um clube em sua região. Atualmente, são cerca de 1,5 mil clubes no mundo todo, sendo 13 no Brasil, 2 no estado de São Paulo e nenhum na capital.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!