Dante recebe empreendedora social para fortalecer trabalho voluntário no Colégio

Publicado em 4 de maio de 2022 às 17:18
Categorias:

O Dante tem uma longa tradição na promoção de ações sociais que visam melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Prova da seriedade e comprometimento com o tema é a recente formalização do comitê VOA Dante (Voluntários em Ação – Impacto Social e Ambiental), composto por alunos e colaboradores que atuam para potencializar as iniciativas do Colégio. No intuito de aprimorar essa atividade, o comitê convidou a empreendedora social Silvia Naccache para uma palestra no dia 29 de abril.

Além dos membros do comitê, assistiram à palestra no auditório Guglielmo Raul Falzoni os diretores financeiros João Ranieri e Milena Montini; a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio; a professora Angela Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1; a professora Elenice Ziziotti, diretora de relações humanas e convivência; e os alunos da eletiva “Voluntariado Educativo: cidadania e responsabilidade social”, iniciada no primeiro semestre de 2022.

Mãe de três ex-alunos do Colégio, Silvia destacou o trabalho que vem sendo feito pela comunidade dantiana. Além de promover campanhas de arrecadação, como as de alimento e de agasalho, o Dante tem atrelado os projetos interdisciplinares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

“É uma alegria voltar ao Colégio e poder constatar que ele segue com esse olhar para educação, solidariedade, filantropia e voluntariado. Ao apresentar essa agenda para o jovem e a criança, mostrando que existem objetivos a serem alcançados, que falam de cuidados ao meio ambiente, de educação, de cooperação e da garantia de direitos, o Colégio está educando a juventude para valores muito importantes. E, com as práticas voluntárias, podemos fazer um esforço para alcançarmos o maior número possível dessas metas”, afirmou Silvia.

Palestra sobre trabalho voluntário
Empreendedora social Silvia Naccache ministrou palestra sobre voluntariado no auditório Guglielmo Raul Falzoni

Cenário do voluntariado brasileiro

Em sua explanação, Silvia traçou um panorama do voluntariado nacional por meio de dados extraídos da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021. Enquanto celebrou o aumento da parcela da população adulta que participou de atividades voluntárias nos últimos 20 anos – de 18% em 2001 para 56% em 2021 –, Naccache chamou à atenção para o fato de que 40% dos voluntários se encaixam na faixa etária entre 30 e 49 anos.

Por isso, a palestrante enfatizou a importância de organizações como o Dante fomentarem a “cultura do voluntariado e da solidariedade” entre seus alunos e colaboradores. “Aproximar pessoas com valores coincidentes é uma grande oportunidade para o voluntariado corporativo. Será uma inspiração para essas crianças e jovens quando perceberem que os colaboradores também estão engajados nessas ações”, ressaltou.

Silvia Naccache
Na palestra, Silvia traçou um panorama atual do trabalho voluntário no Brasil

O trabalho voluntário do futuro

Além de apontar caminhos para a atividade voluntária no Brasil, a exposição ajudou a estimular os alunos presentes no evento. “Eu adorei a palestra, ela me motivou ainda mais. Uma coisa muito importante é como a escola, nossos pais e até mesmo o voluntariado nos incentivam e estimulam a adotar essas ações sociais”, frisou Julia Matsuda, da 1ª série do Ensino Médio.

Neste primeiro momento da eletiva, os alunos estão sendo apresentados a diferentes possibilidades de voluntariado, entrando em contato com o campo de atuação e entendendo os trabalhos feitos por instituições sociais. “Algo que me marcou muito quando começamos a fazer pesquisas na eletiva é a sensação de que a nossa visão de mundo se abriu um pouco. Estamos saindo do nosso ambiente habitual e entrando em contato com pessoas e experiências diferentes”, contou Julia.

Ela também discorreu sobre os benefícios para organizações na promoção do voluntariado

De acordo com Silvia Naccache, ao promover uma série de iniciativas voltadas ao voluntariado e à sustentabilidade, o Dante está cumprindo seu papel na formação de alunos atuantes e conscientes em relação à vida em sociedade.

“O Colégio está preparando uma geração que tem que levar a mensagem de solidariedade. Os alunos saem daqui extremamente bem preparados para suas vidas profissionais e têm que estar igualmente bem preparados para suas vidas como cidadãos. É um compromisso da formação do indivíduo como um todo”, concluiu.

Palestra contou com a presença de alunos, diretores, educadores e colaboradores

Mais informações sobre Silvia Naccache:

Silvia Maria Louzã Naccache é empreendedora social, palestrante, avaliadora de projetos, conteudista e consultora na área de voluntariado, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e terceiro setor.

Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Avalia projetos para editais e premiações.

Coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo. É graduada em ciências biomédicas pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.