Dante realiza projeto sobre uso consciente da internet

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 13:25

Com o objetivo de sensibilizar os alunos da 1ª série do Ensino Médio para o uso consciente da internet, o Serviço de Orientação Educacional e o Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri promoveram, em novembro, o projeto “Nossa identidade na internet”.

Ao todo, 288 alunos participaram das atividades. Na primeira parte, cada estudante respondeu a um questionário sobre seus hábitos na internet. “A intenção foi traçar um perfil dos alunos. Queríamos partir da realidade deles, trabalhar com dados reais”, explicaram as professoras Maria Aparecida Tebecherani, da Orientação Educacional, e Solange Giardino, de Tecnologia Educacional, que coordenaram o projeto.

Para responderem a esses questionários, os alunos assistiram a vídeos sobre segurança na rede, como “Quer ser meu amigo?” (que mostra como seria se, no mundo real, uma pessoa se aproximasse de indivíduos que não conhece solicitando sua amizade, como, muitas vezes, ocorre nas redes sociais), “Leitor de mentes revela seu segredo” (em que um suposto adivinho “revela” detalhes da vida da pessoa apenas lendo, secretamente, o perfil dela nas redes sociais) e “Lollipop” (que deixa claro que, nas redes sociais, na maioria das vezes, os dados pessoais estão abertos qualquer pessoa). Todos os filmes trabalham os perigos de se expor excessivamente na rede.

Infográficos

Na segunda parte do projeto, a partir das informações dos questionários e com o auxílio dos professores de Matemática, os alunos desenvolveram infográficos utilizando um aplicativo chamado Piktochart, geralmente usado por designers para realizar a transposição da informação com imagens e outros artifícios.

“Os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo recebeu duas ou três questões para, a partir delas, criarem os infográficos. Os professores de Matemática orientaram os estudantes sobre qual seria o melhor gráfico para ser usado para aquele tipo de informação”, explicaram as professoras Cidinha e Solange.

Na terceira e última parte do projeto, os alunos apresentaram os infográficos em sala de aula e, assim, criou-se um debate entre os estudantes a respeito das questões de segurança na internet.

“O objetivo do projeto foi sensibilizar os alunos para os cuidados necessários na hora de se expor na internet. Procuramos orientá-los sobre os seguintes temas: público x privado; direitos autorais; configurações de privacidade; identidade e reputação digital, lembrando que tudo fica publicado na rede; leis; cuidados com senhas; e google.com/dashboard”, disseram as professoras Cidinha e Solange.