Dante realiza primeira edição do TEDx

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 13:38

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 25 de outubro, a sua primeira edição do TEDx, conferência local que segue o padrão da organização internacional sem fins lucrativos TED (de Technology, Entertainment, Design). A proposta do evento é oferecer, gratuitamente, um ciclo de palestras com profissionais convidados a proferir, em 18 minutos, a melhor apresentação de suas vidas.

Oito palestrantes vieram falar de temas variados, como tecnologia, comunicação, educação e segurança digital. Entre os profissionais, estava a jornalista Oona Castro, representante da fundação Wikimedia no Brasil. Ela falou da evolução tecnológica como facilitadora de acesso e compartilhamento global de informação. Como exemplo, ela citou a Wikipedia Zero, projeto que visa distribuir informações gratuitamente por meio de telefones celulares. O foco do programa é sanar problemas simples, porém cruciais, de comunidades de baixa renda impossibilitadas do uso da internet.

O gerente de educação da Intel Semicondutores do Brasil, Rubem Saldanha, falou de métodos inovadores de se obter conhecimento. Utilizando a ida de alunos a feiras acadêmicas internacionais como exemplo, ele fez um apelo, tanto às escolas quanto à sociedade em geral, para que estudantes interessados nas ciências recebam mais atenção. Aliás, deixou claro que, em grande parte dos casos, a ciência não se mostra interessante aos jovens exatamente por não exibir uma linguagem mais atraente.

Iberê Thenório, criador do projeto Manual do Mundo, ressaltou a importância de os adultos estimularem desde cedo o aprendizado nas crianças de modo criativo, assim como ocorreu com ele e seus irmãos. Seu trabalho, por sinal, consiste na produção periódica de conteúdo em vídeo com explicações relacionadas a diversos temas – como experiências em química e física – utilizando linguagem acessível ao público adolescente.

Os outros palestrantes foram: o jornalista Mauro Beting; a advogada Patrícia Peck; Paula Limena Cury, profissional da área de ciências sociais e marketing; o designer de produto Arthur Sacek, que desenvolve protótipos a partir do uso de Lego (ferramenta bastante usada no ensino de robótica em escolas); e o diretor do Brasilis Playback Theatre (que trabalha com teatro de improviso), Mario Moura.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, ficou contente com o resultado do evento. “Promover o TEDx foi um sonho realizado com efeitos muito além das expectativas. Como escola, o Dante tem a responsabilidade social de democratizar a informação, e fazer isso sob a bandeira do TED é um privilégio. As palestras foram excelentes e contribuíram muito com a propagação de conhecimento”, afirmou, lembrando que todo o conteúdo foi gravado e está disponível no canal oficial do TEDx no YouTube e no site oficial do TEDxDanteAlighieriSchool.

Para a jornalista Barbara Endo, uma das principais responsáveis pela organização do evento, parte do sucesso se deve ao próprio regulamento do TEDx. “A organização é bastante trabalhosa, pois há uma série de regras a seguir”, explicou, garantindo que todo o empenho teve resultado positivo. “Esta ampla troca de experiências valeu muito a pena, pois todos saem enriquecidos desse tipo de realização. A ideia era falar de educação e tecnologia de forma rápida, sem que o encontro se tornasse cansativo, e felizmente foi o que conseguimos fazer naquele dia”, afirmou Barbara.

no images were found