Dante realiza nova reunião sobre “Currículo Italiano”

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 10:37

O Colégio Dante Alighieri recebeu, em 26 de agosto, pais e alunos para esclarecer dúvidas sobre a implementação, em 2015, do programa de ”Currículo Italiano” na instituição e determinar as vagas da primeira turma a frequentá-lo. No ano que vem, o Dante terá, de fato, uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental estudando italiano no horário inverso ao do ensino regular.

A proposta do trabalho intensivo com essa língua foi oficializada em 27 de março, em uma apresentação que contou com a presença do responsável pelo Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália em São Paulo, professor Augusto Bellon. Naquela ocasião, ele falou da metodologia italiana de ensino e expôs os esforços do seu Consulado para trazer o estudo intensivo dessa língua ao Brasil de modo eficiente. Ele visitou, por exemplo, escolas em Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela) para conhecer suas respectivas metodologias.

O professor Augusto também participou do último encontro, prestando assistência à diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, e à coordenadora do Departamento de Italiano, professora Angela Angoretto, nas respostas às dúvidas remanescentes dos pais. Em um primeiro momento, o Consulado Geral da Itália é que realizará a supervisão da execução do programa no Dante.

A professora Silvana lembrou que a ideia de implementar o currículo italiano tem sido permeada pela intenção de oferecer um curso eficiente e agradável. “A ideia é oferecer uma aprendizagem lúdica, para que os alunos possam falar e escrever em italiano com facilidade. Eles terão todo o suporte necessário nos estudos e sairão do Colégio com todas as habilidades necessárias para utilizar a língua”, afirmou.

Antes da reunião, os responsáveis pelos alunos receberam circulares mais detalhadas sobre pontos importantes do programa já definidos oficialmente. No Ensino Fundamental I, por exemplo, os alunos terão cinco horas semanais de aulas em italiano. Seguindo o planejamento realizado até agora, a carga semanal de estudos desses alunos crescerá, no Ensino Fundamental II, para sete horas semanais. E, a depender de uma avaliação positiva, nos próximos anos, da autoridade máxima italiana sobre o assunto, o Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca (MIUR), o Dante poderá oferecer, também, o Ensino Médio bilíngue.