Dante realiza festa junina com brincadeiras, danças e comidas típicas

Publicado em 19 de junho de 2015 às 16:10

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 13 de junho, sua festa junina anual, que contou com apresentações de dança dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, além de diversas brincadeiras para as crianças e comidas típicas.

A festa iniciou-se com uma apresentação de dança dos alunos do Jardim, que protagonizaram uma encenação do típico casamento caipira. No ginásio transformado em arraial, um narrador descrevia o que acontecia no palco, apresentando os personagens principais, como os noivos e o padre. As músicas, por sua vez, também desempenharam ali um papel fundamental, com o resgate de canções já consagradas do repertório junino, algumas das quais com letras adaptadas para o contexto.

As turmas do Maternal I e II se apresentaram ao lado dos pais e professores, com todos reunidos para juntos cantar e dançar uma tradicional quadrilha.  Já os dantianos do Ensino Fundamental I, do 1º e 2º anos, participaram de uma festa que misturava a quadrilha com duas danças marcadas por ritmos regionais brasileiros. No mesmo palco, executaram a sequência de cumprimento, contradança e despedida, lembrando aos presentes que, no ano seguinte, a festa se renovará mais uma vez.

“Durante minhas viagens pelo Brasil, faço uma pesquisa intensa para trazer ritmos regionais importantes do nordeste para a festa”, comentou a professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música. “Nós criamos o ritmo e adaptamos a letra para criar essa vivência rítmica e emocional da cultura por meio da música”, completou.

Nas quadras do Colégio, diversas barracas com brincadeiras típicas da festa junina foram instaladas. Havia atrações como touro mecânico, tobogã, pula-pula, chute ao gol, entre outras. Além disso, no pátio central, também havia diferentes opções de alimentação, desde o tradicional espetinho de churrasco, até frutas com chocolate, pastéis e salgados.

No pátio do edifício Michelangelo, a Comissão de Pais do Dante Alighieri promoveu um bingo beneficente, com prêmios como jantares em diferentes restaurantes, eletrodomésticos, brinquedos e viagens. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das cartelas será doado para a ONG Acorde.

De acordo com Renata Bevilacqua, mãe de um aluno do Dante, a festa destacou-se pela organização e pelo número de atividades. “Este ano o evento foi muito mais organizado, com mais barracas e mesas. A festa reúne as famílias e, por mais que as crianças gostem mais da parte das brincadeiras, é um evento para todas as idades e tem opções para todos os gostos”, afirmou.

A fim de deixar o ambiente mais atrativo, com referências próprias do tradicional evento brasileiro, o ginásio, as quadras e os pátios foram decorados com figuras que remetiam à festa junina, como fogueiras e bandeirinhas. De acordo com Ilda Loschiavo, responsável pela decoração da festa, tudo foi criado para deixar o evento o mais real possível. “Fizemos toda a decoração para chamar a atenção dos alunos e motivá-los a se sentirem parte de uma tradicional festa junina”, afirmou.