Dante realiza atividade de observação no Trianon

Publicado em 1 de julho de 2015 às 16:13

Alunos do 6º do ano do Ensino Fundamental participaram, no decorrer de junho, de uma atividade de campo no Parque Trianon organizada pelo Departamento de Geografia. A ideia das saídas era estimular os alunos a porem em prática o que ouviram em sala de aula a respeito de estudos de paisagem.

Um dos professores que acompanhou as atividades, Rubens Odilon, explicou, mais precisamente, que os alunos estudaram paisagem e cartografia no primeiro período, e que, no parque, poderiam aprimorar a capacidade de observação. “Aqui, eles praticam a observação de duas formas: uma delas é a direta, presencial, tomando notas. A outra é a indireta, a partir das anotações e fotografias que eles produziram aqui”, explicou.

Entre as informações apontadas no trabalho estavam, por exemplo, as condições meteorológicas no dia da visita e a espessura de determinadas árvores cuja observação fez parte do roteiro. Para compreender outros aspectos do parque, como questões culturais, os alunos fizeram anotações relacionadas à intervenção e adaptação humana naquele espaço – com a inserção de bancos de metal ou criados com troncos caídos, por exemplo.