Dante realiza V Jornada de Cidadania com foco em cyberbullying

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 13:32
Categorias:

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, o Colégio Dante promoveu a 5ª edição da Jornada de Cidadania, uma iniciativa que faz parte de um programa de formação associado à ética, à privacidade e à segurança no mundo digital. O objetivo da iniciativa é conscientizar toda a comunidade dantiana (alunos, pais, professores e funcionários) sobre como utilizar a tecnologia e a internet de uma forma positiva e segura, evitando incidentes e exposições.

Nesses meses, no componente curricular de STEAM-S, o foco foi promover reflexões e potencializar ações sobre o conceito de cidadania. Assim, em consenso com o Programa Socioemocional do Colégio, os dantianos do Maternal 2 à 2ª série do Ensino Médio vêm participando de aulas temáticas com questões-problema.

“Dentro do currículo de STEAM-S existe um eixo voltado para cidadania digital, e quando chegamos ao mês de setembro intensificamos a discussão sobre o tema. A cada ano temos uma programação especial, e este ano a jornada de cidadania é voltada para o combate ao cyberbullying”, explica a coordenadora de tecnologia educacional, professora Verônica Cannatá.

Jornada ajuda a formar cidadãos mais empáticos

Em uma das estratégias didáticas adotadas nas aulas, os alunos foram motivados a responder a seguinte questão: como podemos agir nos espaços digitais para proteger as vítimas, identificar os agressores e conscientizar os espectadores? “Trabalhamos muito a questão da empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com ele e reconhecer no outro um pouco de si. Inclusive os alunos, depois de discutirem a questão-problema, chegaram a criar cartazes para estimular a reflexão acerca do tema, visando desenvolver a empatia com as pessoas que já vivenciaram o problema”, afirma a professora Verônica.

Uma vez que o Dante reprova qualquer prática de bullying e cyberbullying, dentro e fora de sala de aula, a intenção do Colégio com a V Jornada de Cidadania foi abrir espaço para o diálogo a fim de promover reflexões e consequentemente gerar uma mudança de atitude. “A escola é um dos principais círculos sociais das crianças, assim, é fundamental que elas se sintam confortáveis e seguras com a presença de todos os colegas no ambiente que frequentam”, frisa a professora.

Além das atividades pedagógicas, o Comitê Discente de Tecnologia criou para a V Jornada de Cidadania a campanha “Sai da Tela” e “Viva Vida”, com frases que incentivam a reflexão sobre o predomínio da tecnologia no convívio social e sobre o uso negativo que se pode fazer dela. As frases foram produzidas nas aulas de STEAM-S e passaram a fazer parte de uma campanha publicitária do Dante: a cada dois dias uma frase é compartilhada nas redes sociais e enviada por e-mail para os colaboradores do Colégio.

Post da Campanha #SaiDaTela #VivaVida compartilhado no Instagram do Colégio no dia 22 de novembro