Dante promove palestras e conscientiza colaboradores sobre a LGPD

Publicado em 18 de novembro de 2022 às 17:15
Categorias:

Promulgada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além de visar ao estabelecimento de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Em sua condição de detentor do “Selo Escola Digital Segura”, o Dante promoveu palestras para seus colaboradores nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório Guglielmo Raul Falzoni, de maneira a reforçar a importância da LGPD. A ideia, além disso, foi aprimorar o gerenciamento e a proteção dos dados pessoais tratados no Colégio.

“O treinamento é uma exigência da lei: todos os colaboradores devem ser conscientizados em relação à LGPD, sobretudo porque o tratamento de dados de menores – no caso, nossos alunos – exige mais cuidados, por se tratar de pessoas vulneráveis. Precisamos treinar nossos colaboradores para que possam dar o atendimento necessário aos titulares. Trata-se de um dever dos funcionários e um direito do titular”, explica Paulo Roberto Campos, supervisor de ERP, Banco de Dados e LGPD do Dante.

Nas palestras, Paulo discorreu acerca dos principais tópicos da lei e passou orientações sobre o tratamento adequado de dados, com o intuito de garantir a segurança de seus titulares. Já Samuel Martins, supervisor de infraestrutura de tecnologia da informação, falou sobre vetores de ataques cibernéticos e medidas que devem ser adotadas para preveni-los, evitando o vazamento de informações de caráter sigiloso.

Ao final de cada encontro, os colaboradores participaram de um quiz para testar o conhecimento adquirido e receberam um almanaque com as informações mais importantes da LGPD. “Os funcionários precisam estar preparados para atender às demandas dos titulares referentes a seus dados pessoais e saber quais são seus direitos. Isso garante uma maior segurança para todos: pais, alunos e Colégio”, conclui Paulo.