Dante promove palestra sobre compreensão e perigos do ambiente digital

Publicado em 6 de junho de 2023 às 16:49
Categorias:

Ao mesmo tempo que se tornou uma ferramenta imprescindível nos campos da educação, do trabalho e da comunicação, a internet oferece riscos de golpes e até mesmo de saúde a seus usuários. Para discutir o assunto com pais, responsáveis e educadores, o Dante promoveu na última quarta-feira, dia 31 de maio, uma palestra ministrada por sua coordenadora de tecnologia educacional, professora Verônica Cannatá, cujo tema foi “Parceria entre escola e família: compreensão e prevenção dos perigos que envolvem os ambientes digitais”.

Realizado no auditório Miro Noschese, o encontro foi mais uma ação do programa Escola da Família, instituído para estreitar os laços entre os membros da comunidade dantiana por meio de debates sobre assuntos concernentes ao bem-estar de crianças e adolescentes. A gravação da palestra pode ser acessada aqui.

Perigos do ambiente digital: palestra com professora Verônica Cannatá

A apresentação foi dividida em quatro blocos: o primeiro tratou das leis e da responsabilidade da sociedade pelo uso correto da internet, passando desde orientações sobre o tempo de exposição às telas até informações acerca de comportamentos que afetam a saúde; já a segunda parte traçou um panorama do currículo de tecnologia educacional do Dante, destacando sobretudo ações pedagógicas voltadas à cidadania digital, um dos eixos estruturantes do componente curricular STEAM-S, aplicado do Maternal à 2ª série do Ensino Médio.

“Os alunos aprendem a pesquisar, investigar, refletir e realizar a análise crítica dos meios digitais, além de usar a criatividade em soluções tecnológicas”, afirma a professora Verônica Cannatá. “Trabalhamos com o objetivo de utilizar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação de forma crítica, reflexiva e ética, para que possamos minimizar problemas”, acrescenta.

Slide palestra sobre perigos do ambiente digital
Slide da apresentação alerta sobre idade mínima para acesso às redes sociais

Em seguida foram apontados os riscos a que crianças e adolescentes estão submetidos em caso de uso inadequado e sem supervisão das mídias digitais, como vazamento de dados pessoais, golpes on-line e transtornos mentais.

No quarto e último bloco, a docente ressaltou a importância de escola e famílias atuarem juntas na prevenção dos perigos oferecidos pelos ambientes digitais – na ocasião, inclusive, foi apresentada uma lista de materiais de referência sobre ética e segurança na internet, disponibilizada no site oficial do Colégio.

“Pela potência que a tecnologia traz, ela é incrível, mas ela também é como um precipício, é como andar alto em um prédio. Nós precisamos ser uma rede de apoio: escola e família. Há um provérbio africano que diz assim: é preciso de uma aldeia inteira para educar uma criança. Precisamos de uma escola inteira para educar uma criança, e isso envolve as famílias”, concluiu a professora Verônica.