Dante promove palestra sobre segurança digital

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 às 12:56
Categorias:

Além da excelência no ensino, o Dante tem como missão formar cidadãos e líderes conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e colaborativa. Em um mundo dinâmico e de rápidas transformações, a parceria entre escola e família se mostra fundamental. Pensando nisso, o Colégio criou, em 2021, o projeto “Escola da Família”.

Entre as ações já realizadas pelo projeto, destacam-se as palestras com diversos profissionais que atuam, de alguma forma, na consolidação de vínculos entre a escola e a família com vistas à formação ética e acadêmica dos alunos. Dando sequência a essa iniciativa, no dia 13 de fevereiro, o Dante promoveu uma palestra on-line, com transmissão ao vivo, ministrada pela drª. Patrícia Peck, sócia-fundadora da Peck Advogados e uma das vozes mais notáveis em segurança pessoal associada ao uso das tecnologias e mídias sociais. O tema da palestra foi “Jovens e as mídias digitais: liberdade com responsabilidade.

Todo excesso faz mal

Considerando o contexto contemporâneo em que as redes sociais estão se tornando cada vez mais recorrentes no dia a dia de crianças e adolescentes, seu uso excessivo, somado ao compartilhamento e à exposição da vida privada, são todos fatores que podem resultar em situações complexas e delicadas – que englobam desde transtornos posturais e musculoesqueléticos, sedentarismo, dificuldade para dormir e problemas de visão, até casos que envolvem crime.

“Tudo tem que ser feito de forma supervisionada. É preciso estar presente na vida digital dos filhos, saber quais sites eles estão acessando, em quais aplicativos eles estão entrando e quem são os amigos com quem eles estão convivendo. Nem tudo deve parar na internet. O excesso de exposição gera um risco muito grande: nos grupos de WhatsApp, por exemplo, dependendo do que for escrito e registrado na conversa do aplicativo, o comportamento pode virar caso de delegacia”, disse a drª. Patrícia.

Internet: a maior praça pública do mundo

A profissional ainda afirmou que hoje é impossível separarmos a realidade virtual da realidade digital por vivermos em uma sociedade digital. “Aquilo que você faz na internet pode gerar efeitos sobre você, nas suas convivências, na sua carreira. O que a criança ou o adolescente faz na rede não fica no passado, fica registrado. A internet é a maior praça pública do mundo, e você não deixaria seu filho desacompanhado em uma praça pública, certo? O artigo 932 do Código Civil Brasileiro afirma que os pais têm o dever da vigilância, então está na lei: os pais são responsáveis por proteger a privacidade dos filhos.”

Como complemento, o dr. Genival Souza, advogado da Peck Advogados, ainda observou: “É importante que os responsáveis atentem às ferramentas de controle parental que estão implementadas dentro das próprias redes sociais. O mecanismo está lá, muitas vezes o que falta para os pais é um conhecimento maior da rede que o filho utiliza. Mas a melhor base sempre será o diálogo, a participação e o acompanhamento parental.”

A diretora-geral educacional do Dante, profª. Valdenice M. M. de Cerqueira, finalizou a exposição reforçando a importância da palestra como parte do projeto “Escola da Família”. “O Colégio vem promovendo atividades que estimulam a reflexão das famílias sobre questões ligadas à educação e à orientação dos filhos. Acreditamos que o tema segurança digital é importante para garantir o bem-estar das crianças e dos adolescentes, e essa é uma maneira de estreitar os laços entre escola e família, a fim de assegurar a formação integral dos estudantes.”