Dante orienta alunos que irão para o EF II e EM

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 16:29

O Colégio Dante Alighieri realizou, no decorrer de outubro, um trabalho especial para os alunos que passarão por uma grande transição na escola entre 2014 e 2015: irão do 5º para o 6º ano (passando do Ensino Fundamental I para o II) e do 9º ano para a 1ª série do Ensino Médio. Professores e orientadores educacionais se mobilizaram para apresentar a esses alunos um pouco dessa nova realidade.

Para isso, ofereceram a eles uma série de atividades nas disciplinas conduzidas por professores com quem os estudantes se encontrarão em 2015 – até mesmo o horário do intervalo foi diferente. Os alunos que passarão do 5º para o 6º ano, por exemplo, vão conhecer uma nova distribuição de aulas, com uma multiplicidade de horários e um quadro variado de professores.

Já para os alunos que estão chegando ao Ensino Médio, há um grande debate sobre responsabilidades e autonomia, pois, além das diferenças na grade curricular, eles passarão a utilizar tablets diariamente por meio do programa Dante Mobile. Por essa razão, alunos do comitê gestor discente discutiram, no decorrer do ano, a elaboração de uma série de ações para aproximar os alunos do 9º à realidade com a qual viverão a partir de 2015.

A proposta dos dantianos foi oficializada em 7 de agosto em uma reunião com orientadores educacionais, assistentes de diretoria e professores do Departamento de Tecnologia Educacional. Nela, o grupo ponderou que orientações a alunos ainda no 9º ano podem facilitar a sua adaptação ao Ensino Médio.

Com isso, os próprios integrantes do comitê se responsabilizaram, no circuito de apresentação do Ensino Médio, pelas atividades introdutórias em tecnologia e pelo encontro em que se falou das responsabilidades dos alunos nessa nova etapa. Dessa forma, os alunos do 9º ano tiveram uma manhã cheia, com diversas atividades sob a coordenação dos professores com quem eles se encontrarão nos próximos anos.

Além de passarem parte do dia conhecendo e participando de práticas nos laboratórios de Física, Química e Biologia, os estudantes tiveram contato com outras disciplinas, como a Língua Portuguesa, e ouviram, no início do dia, professores ressaltando pontos considerados importantes para a vivência no Ensino Médio.

O trabalho, avaliado positivamente pelos alunos, foi preparado pelo Serviço de Orientação Educacional, coordenado pela professora Elenice Ziziotti, com o suporte das orientadoras educacionais ligadas às faixas etárias dos estudantes. A orientadora Maria Aparecida Tebecherani participou das atividades e afirmou que o circuito provocou, nos alunos, grande interesse pelo que virá em 2015. “Notamos um certo encantamento por parte deles, que tiveram várias impressões sobre os próximos anos, inclusive um maior chamado à responsabilidade”, afirmou.