Dante oferece exame TOLC para ingresso em cursos da Università di Bologna

Publicado em 12 de novembro de 2021 às 11:12
Categorias: , ,

Como parte de seus programas de internacionalização do ensino, o Dante oferece aos seus alunos a oportunidade de realizar o tradicional exame italiano TOLC (Test Online CISIA) para o ingresso nos cursos superiores da Alma Mater Studiorum – Università di Bologna, com quem o Colégio mantém uma parceria.

O TOLC é um processo seletivo promovido por um conjunto de universidades italianas que fazem parte do CISIA – Consorzio Interuniversitario Sistemi Integrati per l’Accesso (Consórcio Interuniversitário Sistemas Integrados para Acesso, em tradução livre). Assim, é por meio dele que diversos processos seletivos universitários da Itália acontecem. O exame se subdivide em categorias específicas para diferentes áreas do conhecimento:

• TOLC-I – áreas de engenharia, ciências naturais e agrárias
  • TOLC-E – áreas de economia, estatística e ciências sociais
  • TOLC-F – áreas de farmácia, biotecnologia e educação física
  • TOLC-SU – áreas de direito, ciências humanas, língua e literatura, tradução e interpretação simultânea

Prazos, inscrições e data da prova

O prazo para inscrição gratuita segue aberto até o dia 17 de novembro, quarta-feira, às 7h (horário de Brasília). E o TOLC será realizado no dia 24 de novembro, às 9h (horário de Brasília).

Caso receba um boleto para o pagamento do exame, o candidato deve desconsiderá-lo, uma vez que a própria Università di Bologna irá arcar com os custos. O aluno poderá seguir as dicas do site da universidade para conhecer melhor a estrutura da prova e se preparar.

A opção do TOLC deverá ser pelo TOLC@CASA, isto é, com a realização do exame na própria residência. Para isso, o aluno deverá obrigatoriamente fazer o upload do seu documento de identidade no site do CISIA. Poucos dias após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato receberá as credenciais para acessar o site do CISIA. Ali, após entrar com o login, ele deverá fazer o upload do documento de identidade (frente e verso), atentando para que a fotografia fique visível. Sem o upload do documento, o aluno não poderá fazer o teste.

Para orientações mais detalhadas assista ao vídeo abaixo:

, ,