Dante leva alunos do 9º ano ao planetário

Publicado em 20 de março de 2015 às 9:23

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram, na tarde de 5 de março, ao Planetário Johannes Kepler, situado em Santo André. Esse é um dos poucos planetários remanescentes em São Paulo e nas proximidades da capital, além de se destacar como um dos espaços mais tecnológicos do país, algo que desperta grande interesse nos alunos, em especial aqueles com interesse no estudo da astronomia.

Os dantianos assistiram a uma projeção em 360 graus no domo do planetário. Com sistemas de projeção ótico e digital que funcionam de forma sincronizada, o planetário é capaz de reproduzir quase 6 mil estrelas com cores e cintilações semelhantes aos observados no céu noturno. Em meio às impressões do espetáculo, eles ainda debateram questões atuais a respeito do universo, usando a linguagem visual como meio de contextualizar as abordagens.

Em outro momento, eles estudaram o céu de São Paulo em busca de objetos celestes. Animações, efeitos especiais e narrativa ao vivo também conduziram os dantianos pela história da astronomia, com a apresentação de personagens ilustres da história da ciência, como o próprio Johannes Kepler, patrono do planetário.