Dante leva alunos a exposição sobre arte ótica

Publicado em 16 de junho de 2015 às 12:32

Alunos do 8º ano foram, em 29 de maio, ao Museu da Casa Brasileira para conhecer a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar. A mostra abordou a arte ótica apontando a sua influência em diversas áreas, como design, arquitetura, mobiliário e moda. A visita foi organizada pelo Departamento de Arte, coordenado pela professora Maria Beatriz Perotti.

O espaço, aberto à visitação entre 16 de abril e 31 de maio, contou com mais de 200 itens, que foram divididos em três módulos temáticos: 1. Design gráfico, mobiliário e objetos; 2. Obras de arte; e 3. Moda, cinema e publicidade. Foram diversos os artistas responsáveis pelas peças, entre os quais Alexandre Wollner (designer), Martha Medeiros (estilista), Lygia Clark e Hélio Oiticica (artistas plásticos).

Toda a mostra contou com efeitos de luz e profundidade, transferindo assim para o próprio ambiente a proposta de dar evidência a ilusões de ótica.

Além desse propósito, a exposição teve ainda um intuito social específico, já que a Fundação Oftalmológica Rubem Cunha, responsável por sua concepção, também ofereceu gratuitamente a medição da acuidade visual a parte dos alunos que visitaram o espaço no decorrer do mês. A ideia era contribuir com a detecção de problemas de visão que pudessem lhes prejudicar os estudos.