Dante leva alunos à exposição do Castelo Rá-Tim-Bum

Publicado em 13 de novembro de 2014 às 10:07

Alunos do Ensino Fundamental foram, no decorrer de setembro e outubro, ao Museu da Imagem e do Som, situado na região de Pinheiros, para ver a exposição temática “Castelo Rá-Tim-Bum”, que faz um resgate interativo do programa infantil homônimo produzido na década de 1990.

A atividade, dedicada a explorar a educação por meio da produção cultural, foi organizada em conjunto pela coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Symone Oliveira, e pela coordenadora do Departamento de Arte, professora Maria Beatriz Perotti.

Originalmente, Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. O programa continuou sendo exibido em outras emissoras, no entanto, e voltou a passar na Cultura em 2014, em comemoração aos 45 anos da fundação. Ao todo, são 90 episódios. Parte deles está disponível no canal oficial do programa no YouTube.

Como destacado no site do MIS, o sucesso do programa atestou o acerto da fórmula que mesclou entretenimento infantil com a veiculação de princípios educativos. A audiência da série, com uma média de 12 pontos, foi considerada um sucesso para a TV Cultura, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.

Devido ao enorme público presente, a exposição, que estava prevista para terminar em 12 de outubro, foi prolongada mais de uma vez e seguirá aberta pelo menos até 25 de janeiro de 2015.

Confira, a seguir, os vídeos publicados no canal oficial do programa: