Dante leva alunos a estação de tratamento de água da Sabesp

Publicado em 16 de junho de 2012 às 13:00

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram, no decorrer de maio, a Estação de Tratamento de Água do Guaraú, pertencente à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O posto, responsável pelo tratamento de água do Sistema Cantareira, é uma das maiores estações de tratamento de água do mundo.

A excursão é um complemento às aulas laboratoriais que os alunos estão tendo, relacionadas aos compostos químicos que são misturados à água. Como apontado pela orientadora da visita, a analista de comunicação da Sabesp Rosa Monaro, as águas que chegam à estação passam por uma série de ações para torná-la potável.

Os alunos puderam, assim, se informar de todo o processo de purificação, e assistiram a uma parte dele. As etapas são, em resumo: a água que chega à estação recebe cloro para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais; recebe cal ou soda, para ajustar o pH a níveis razoáveis, além de sulfato de alumínio ou composto semelhante, que aglomera a sujeira; passa por tanques com pedras, areia e carvão antracito, que retêm a sujeira; passa por um ajuste de pH na chamada pós-alcalinização; e recebe cloro, para desinfetar o produto, e flúor, que traz efeitos fisiológicos benéficos ao consumidor.

Aproveitando a ocasião, Rosa ressaltou a todo instante a importância de as pessoas utilizarem água conscientemente. Como exemplo, ela falou da limpeza de 48 grandes tanques da estação, que demandam, cada um, 1 milhão de litros para limpeza. Toda a água utilizada é reaproveitada.

Para a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza do Colégio, profª Sandra Tonidandel, visitar a estação reforça o alerta de Rosa relacionado à preservação ambiental e acentua também a relevância de a água passar por vários processos. “Os alunos notaram a importância do tratamento e das técnicas utilizadas para que o produto chegue limpo a nossas casas. Também perceberam quão preciosa a água é, levando em conta questões ambientais, como preservá-la e não poluí-la. A visita é uma experiência fantástica e, vendo tudo isso ao vivo, o aprendizado torna-se muito mais marcante”, concluiu.