Dante inicia educação espacial com visita ao MAB

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 15:47

O Colégio Dante Alighieri iniciou oficialmente suas atividades de educação espacial em 10 de agosto, quando turmas do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio visitaram o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), no IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), em São José dos Campos-SP, para conhecer um pouco mais sobre o programa espacial brasileiro.

No local, os alunos visitaram o Memorial, que está ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e apresenta um acervo com a história do setor espacial no Brasil. Eles também assistiram ao lançamento de pequenos foguetes e a uma palestra sobre o programa espacial brasileiro, além de conversarem com um aluno do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que contou sobre a vida na faculdade e sobre seu dia a dia.

“Foi uma primeira ação que informou muito, motivou os alunos. Eles ficaram envolvidos com a temática e viram o quanto o assunto está ligado ao desenvolvimento estratégico do país”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora no Dante do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz.

A professora Clemance Alves dos Santos, coordenadora do Departamento de Química, destacou a empolgação dos alunos com o conteúdo aprendido na excursão. Alguns deles, inclusive, a procuraram para contar experiências relacionadas à visita ao MAB.

Luiz Felipe Vanzo Reis, da 2ª série H, foi um desses alunos. Segundo ele, no dia seguinte à excursão, ele pôde explicar à mãe alguns detalhes de uma reportagem sobre o acidente ocorrido na base de Alcântara, em 2003, e sobre o programa espacial brasileiro, exibida pelo “Fantástico”, da TV Globo.

“No MAB, havíamos assistimos a uma palestra sobre o funcionamento de foguetes, seus combustíveis, suas funções e, mais especificamente, sobre o VLS (Veículo Lançador de Satélites). No dia seguinte, a reportagem falava justamente sobre o VLS. Então, consegui explicar algumas coisas para minha mãe”, afirmou o aluno, que, após visitar o MAB, sentiu-se motivado a prestar o vestibular para Engenharia Aeronáutica.

O professor Renato Dalla, coordenador do Departamento de Matemática, também aprovou o envolvimento dos estudantes nas atividades. “Os alunos gostaram da parte teórica, da palestra do aluno do ITA e de acompanharem o lançamento do foguete. As atividades foram bem voltadas para o Ensino Médio, mas mesmo os alunos do 9º ano interagiram bastante. Achei positivo”, afirmou.

Coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, a professora Valdenice Minatel considerou a visita ao MAB uma boa forma de marcar o início das atividades de educação espacial do Dante. “Pela representatividade do MAB, sua ligação com IAE e por ser um polo de exploração tecnológica e científica, acredito que foi um pontapé inicial com o pé direito. Já temos outras atividades em vista e esperamos que sejam no mesmo nível desta primeira”, disse.

Próximas atividades

A visita ao MAB foi só a primeira de uma série de iniciativas do Dante voltadas para a educação espacial. A partir de agora, esse segmento será explorado frequentemente no Colégio – seja em atividades curriculares ou extracurriculares. Inicialmente, os departamentos envolvidos no desenvolvimento da educação espacial dantiana são Física, Ciências da Natureza e Biologia, Tecnologia Educacional, Química e Matemática.

A ideia é realizar algumas atividades já neste segundo semestre para, a partir de 2014, incluir a educação espacial no aprendizado dos alunos do Colégio – desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Entre as iniciativas previstas para o restante de 2013 está uma oficina de lunetas, na qual os próprios alunos construirão o instrumento para observar o céu.

Em 26 de outubro, o “Dante Digital” focará a educação espacial por meio do tema “Conectando espaço e saber”. Na mesma data, será realizado o já tradicional Dante Rocket, evento de lançamento de foguetes movidos a água e ar comprimido, como destacou o professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física.
“Na 1ª série do Ensino Médio, temos, há seis anos, o lançamento de foguetes. Os alunos elaboram o foguete e treinam os lançamentos. É uma atividade extracurricular, mas que acaba tendo uma proximidade do currículo”, explicou o professor.

Há também a intenção de instalar um planetário no Colégio durante uma semana, além de levar os alunos a espaços dedicados à educação espacial. Outro projeto de destaque é o mapeamento de meteoros, inédito no Brasil, e que deverá ser feito em parceria com o MAB.