Dante inaugura Bienal Virtual de Arte

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 17:35

O Colégio Dante Alighieri lançou, no fim de outubro, uma galeria virtual de arte composta por trabalhos de alunos do Jardim à 1ª série do Ensino Médio. Essa é a inovação desta edição da Bienal de Artes da escola, que permitirá a todos os interessados conferir milhares de trabalhos produzidos por aproximadamente quatro mil alunos no decorrer de 2013.

A galeria foi dividida em 11 seções, cada qual correspondendo a uma série do ciclo básico. Dentro de cada uma delas, há várias subseções com os temas dos trabalhos (ao todo, são 67 subseções). A exposição surpreende não só pelos números, senão também pela variedade de técnicas e estilos artísticos aplicados pelos alunos.

No 1º ano, por exemplo, os alunos reproduzem modelos de Van Gogh e Monet. No 3º ano, abordam Tarsila do Amaral e pinturas indígenas. No 5º ano, produzem trabalhos com base na geometria das mandalas (símbolo comum a hindus e budistas). No 6º ano, com foco na arte egípcia, utilizam papéis semelhantes aos papiros. No 7º ano, é a vez de conhecerem e se inspirarem na arte japonesa. E, na 1ª série, produzem iluminuras, técnica tradicional de adorno utilizada em manuscritos e muito comum na Idade Média.

Os elementos de composição da arte também variam. Além dos desenhos no papel – uma das formas mais habituais de expressão artística nas escolas –, os alunos realizam composições por meio de colagens e fotografias, sem deixar de lançar mão, também, dos novos recursos tecnológicos, como os tablets.

A coordenadora do Departamento de Arte, professora Maria Beatriz Perotti, explicou que a facilitação do acesso à produção dos alunos é um dos fatores que valorizam a criação de uma galeria virtual. “Desse modo, todos poderão conferir, até o fim do ano, milhares de obras de arte sem sair de casa. É um jeito bem interessante de constatar a evolução da habilidade dos alunos no decorrer dos anos por meio da grande variedade de temas estudados”, afirmou.

Apesar de estar no HomeDante (área para alunos, pais ou responsáveis), a galeria virtual é acessível a qualquer pessoa por meio de um link direto (clique aqui).

*A arte que ilustra a matéria é de Isabela Orsi Ribeiro, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental