Dante ganha medalha de bronze em xadrez na Liga de Esportes Escolares

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 15:29
Categorias:
Dante ficou em terceiro lugar no torneio de xadrez da Liga de Esportes Escolares

O Dante ficou em terceiro lugar na Liga de Esportes Escolares competindo no xadrez. A competição teve um torneio único e foi a primeira edição após a pandemia. O campeonato ocorreu no Colégio Etapa e teve 24 escolas participantes.

A equipe do Dante foi composta por nove alunos e cada um deles pontuou pelo menos uma vez para ajudar o time. “Todo mundo da equipe do Dante pontuou. Isso é importante, por mais que alguns tenham começado a jogar há pouco tempo, eles fizeram o seu papel. Com experiência disputando o torneio nós tivemos o Yuri Funayama, que é um nome que precisa ser destacado. O torneio foi num domingo e no sábado ele se sagrou campeão paulista na categoria Ensino Médio. Ainda assim, ele fez questão de jogar o torneio da Liga”, destacou Jefferson Pelikian, treinador de xadrez do Dante.

O xadrez é o único esporte a unir três manifestações: a artística, a científica e a competitiva. A arte está inclusa nas formas de desenhar jogadas, na beleza da movimentação das peças e em como isso será impactante ao adversário. A ciência está inclusa nas milhões de possibilidades de jogadas, no cálculo, nas linhas geométricas do tabuleiro e em casos que o esporte adentra em campos acadêmicos para o desenvolvimento de teorias. O lado competitivo encontra-se na mesa com o adversário, visto que o objetivo é sair vitorioso de algum duelo.

Dante disputou o torneio de xadrez da Liga de Esportes Escolares

Além do esporte, o xadrez escolar é usado de forma pedagógica para desenvolver habilidades que ultrapassam o jogo, como explica Pelikian. “Este é o principal ponto do xadrez escolar: o desenvolvimento de habilidades. Como exemplo temos a concentração, que é muito desenvolvida; as habilidades matemáticas, uma vez que normalmente os alunos vão bem em matemática, porque há cálculos que devem ser feitos durante a partida. Isso ajuda a melhorar na área de matemática. Também existe a questão de resolver problemas num curto período de tempo, o que nos remete ao vestibular, em que há um tempo estipulado para responder às questões. Isso ajuda muito na vida. Podemos citar também a memória, a criatividade e a paciência.”