Dante firma parceria inédita com MASP e alunos terão acesso especial ao museu

Publicado em 28 de outubro de 2022 às 8:54
Categorias:

Com o intuito de ampliar ainda mais o repertório artístico-cultural de seus alunos, o Dante firmou uma parceria inédita com o MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo Assis Chateaubriand. O projeto consiste em promover uma maior aproximação entre as duas instituições, de modo que o acesso ao vasto acervo do museu seja intensificado a partir de 2023.

O acordo prevê 21 aulas presenciais no MASP, em que os alunos contarão com o suporte de professores do Dante e de profissionais do museu, sendo que 18 delas ocorrerão em horários nos quais o local estará fechado para o público em geral. A ideia, com isso, é proporcionar uma experiência única aos jovens dantianos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Assim, pretende-se abastecer não só os professores de artes como também os de outras disciplinas com o rico conteúdo oferecido pelo MASP. Além disso, os docentes e os colaboradores do Colégio poderão usufruir de entradas gratuitas durante o ano que vem.

Fachada do MASP
Dante e MASP firmam parceria e estreitam laços pela educação (Foto: Diego Grandi/Envato)

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), o MASP é o primeiro museu moderno do Brasil. Sua coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. O museu também é um dos mais importantes equipamentos culturais do país, estando localizado na avenida Paulista – a apenas 500 metros do Dante, cerca de cinco minutos a pé.

“A parceria vem não só para que reafirmemos o propósito da excelência do currículo mas também para que mostremos aos alunos o potencial que o museu tem enquanto espaço de ensino-aprendizagem. Há um valor intrínseco de legado na formação de médio e longo prazo, além de curtíssimo prazo, com a possibilidade maravilhosa que é levar os nossos alunos a este espaço tão especial que é o MASP”, afirma a diretora-geral educacional do Dante, professora Valdenice M.M. de Cerqueira.

O contrato foi assinado no dia 7 de outubro, no Colégio, pelo presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, e pela diretora de relações institucionais do MASP, Carolina Rossetti. Trata-se da primeira experiência do museu dentro do programa MASP Ensino, cujo objetivo é estreitar laços com instituições educacionais.

“O Dante é uma referência, e o MASP tem uma missão que passa por oferecer experiências transformadoras para o público. Nessa frente de abrir parcerias com escolas, o Dante é um vizinho nosso, um parceiro estratégico e natural para inaugurarmos esse trabalho. Para nós, o projeto não poderia começar de forma melhor”, declara Carolina Rossetti.

O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, assina contrato de parceria com o MASP

Para além das visitas que aprofundarão o conteúdo ensinado em sala de aula, a parceria possibilitará aos alunos uma compreensão maior acerca da dinâmica do museu, colocando-os em contato com curadores e outros profissionais da área. “Teremos a oportunidade de fazer um trabalho bonito, ampliando o repertório dos alunos em relação à arte e à cultura, considerando que o MASP é um patrimônio histórico importante de São Paulo”, celebra a coordenadora de artes, professora Maria Beatriz Perotti.