Dante entrega tablets para alunos do Ensino Médio

Publicado em 1 de março de 2016 às 10:41

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 23 de fevereiro, a cerimônia de entrega de iPads para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, que, a partir de agora, trabalharão diariamente com esse dispositivo. A medida faz parte do programa Dante Mobile, que envolve o aprofundamento da inserção eficiente de novas tecnologias na educação.

O evento foi conduzido pela coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, que falou da importância dessa transição – tendo em vista que esses alunos passarão os próximos três anos letivos usando, no ensino, esse tipo de ferramenta já eventualmente utilizada para fins de entretenimento.

“Este é um momento ímpar para todos nós. Ferramentas como os tablets são direcionadas para o mercado, mas precisamos questionar e buscar formas adequadas de adaptá-las e inseri-las na escola. Estamos formando alunos para a vida, que é repleta dessas tecnologias, então é fundamental oferecermos esse tipo de preparo, que pode até ser decisivo na carreira profissional deles”, explicou Valdenice.

A professora também convidou os alunos a participar do Comitê Gestor Discente, grupo criado em 2012 para debater o uso eficaz das novas tecnologias no Dante. O grupo se reúne semanalmente para trocar ideias e experiências, além de sugerir melhorias e o uso de novos aplicativos para o ensino.

Foi de participantes do comitê, por exemplo, que surgiu a ideia do projeto AjuDante, que consiste na doação dos tablets de uso dos alunos, ao término do Ensino Médio (se os alunos optarem por não adquiri-los), a instituições que possam continuar a empregá-los em atividades didáticas. Outra ação do comitê, surgida, aliás, na esteira desta, foi o trabalho com a formação pedagógica dos educadores atuantes nas organizações beneficiadas pelo AjuDante – a saber, Acorde e Quintal da Criança – a fim de enriquecer o uso dos tablets em sala de aula. (Clique aqui para assistir à apresentação dos ex-alunos responsáveis pelo AjuDante no TEDxDanteAlighieriSchool!)

Como de costume, a professora Valdenice expôs, resumidamente, a cronologia do uso das tecnologias avançadas na instituição: em 2002, teve início a implantação das lousas digitais; em 2006, os alunos assistiram à introdução do Moodle; em 2008, iniciou-se o uso da tecnologia Wi-Fi; em 2009 e 2010, os netbooks passaram a ser usados em regime 1:1 nos laboratórios e nas salas de aula, respectivamente; em 2011, os tablets foram inseridos experimentalmente na sala de aula e iniciou-se a formação continuada de professores para o uso dessa ferramenta; em 2012, o programa Dante Tablet (que agora integra o Dante Mobile) foi estendido a todas as 1as séries do Ensino Médio e criou-se o Comitê Gestor Discente; em 2013, a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio passaram a fazer uso dos tablets diariamente; em 2014, todas as turmas do Ensino Médio já estavam utilizando os tablets do Colégio; em 2015, iniciou-se o projeto AjuDante; nesse o Dante também passou a trabalhar com tablets residentes no 1º ano do Ensino Fundamental.

Ao fim do evento, pais e alunos se dirigiram às salas do edifício Leonardo da Vinci para pegar os tablets, que já começariam, aliás, a ser utilizados no dia seguinte.

no images were found