Dante em Foco tem aula de fotografia com ex-aluno

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 12:02
Categorias: , ,

A oficina Dante em Foco recebeu, na tarde de 7 de outubro, o publicitário ex-aluno Pedro Graça, um dos idealizadores do projeto de educomunicação da escola. Ele e o também ex-aluno Caio Stancati sugeriram a criação da oficina em 2007, depois de terem feito experimentalmente a cobertura da edição do Dante Digital daquele ano.

Pedro veio falar com os dantianos sobre fotografia, atividade a que tem se dedicado de forma intensiva e que tem sido, ao mesmo tempo, seu objeto de estudo. Nesse particular, ele estudou recentemente o modelo de narrativa utilizada por Brandon Stanton, fotógrafo responsável pelo projeto Humans of New York. Tal projeto – que começou com uma página no Facebook destinada a, entre outras missões, desconstruir estereótipos da sociedade e que atualmente conta com mais de 15 milhões de seguidores – expõe a grande capacidade de transformação social por meio do relato de histórias contadas com fotos e textos. (Clique aqui para acessar a página.)

O ex-aluno apresentou frases de pensadores e pioneiros da fotografia que davam menos realce à questão técnica da arte e mais destaque ao próprio contexto e teor da mensagem a ser passada – levando em conta que a fotografia pode ser compreendida pelo receptor de maneira diferente daquela presumida por seu autor.

A última parte da aula foi prática: cada aluno da oficina percorreu o Colégio para fazer duas fotos a partir de questões como estética, composição e mensagem. Para isso, Pedro passou, rapidamente, algumas dicas básicas para os fotógrafos, como a regra dos terços, a espontaneidade, o uso de luz e sombra e a “hora de ouro”. Assim que voltaram, Pedro comentou cada foto feita pelos alunos, perguntando a eles o que eles queriam mostrar e analisando as técnicas utilizadas.

no images were found

, ,