Dante em Foco Mirim promove lançamento de e-book no Dante

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 10:51

A oficina Dante em Foco Mirim, iniciativa do Colégio Dante Alighieri, lançou, em 26 de novembro, o “Focados Book: Histórias na Paulista”, um e-book com diferentes histórias contadas por pessoas que utilizam a Avenida Paulista, a via mais famosa da cidade de São Paulo. O lançamento contou com a presença dos alunos da oficina – também conhecidos como “focados” – familiares e convidados.

O evento teve início com uma fala da professora Valdenice Minatel, coordenadora de Tecnologia do Dante, que, após agradecer a presença dos convidados, deu detalhes da execução do trabalho, ressaltando sua importância e, em especial, a paixão com que os alunos e professores o realizaram. “É um projeto que está sempre incentivando os alunos a atuar como protagonistas”, comentou. Em seguida, alunos representantes das diferentes turmas da Dante em Foco Mirim exibiram um clipe com imagens dos focados realizando atividades e entrevistando pessoas na Paulista. À medida que as cenas eram mostradas, o grupo dava explicações sobre as várias etapas do projeto.

Na sequência, dois convidados foram chamados para falar sobre o modo como auxiliaram os focados nessa atividade: Pedro Meletti, jornalista e repórter da Rádio CBN, e Lilian Amaral, artista plástica responsável pela escultura “Caminhos”, que lhe foi encomendada por ocasião da celebração do centenário da Avenida Paulista, em 1991. Ambos enfatizaram o que acharam de mais relevante na iniciativa, com destaque à importância da vivência de diferentes histórias e experiências. Como retribuição ao auxílio e acompanhamento dos trabalhos, eles foram presenteados pelos alunos em nome do Colégio e da Dante em Foco.

Dando continuidade à apresentação, os focados mostraram alguns trechos do e-book, como reportagens produzidas, fotos da avenida Paulista e nuvens de palavras-chave que ilustram cada capítulo, recurso que contribui para o acompanhamento e entendimento das histórias.

Por fim, a professora Verônica Cannatá, coordenadora da Dante em Foco, falou sobre as cinco palavras-chave que emolduram a oficina: orgulho, equipe, história, 2016 e 2017. Agradeceu a todos também pelas atividades realizadas neste ano e ressaltou que, para o ano que vem, está prevista a realização de outros projetos inéditos. Antes de encerrar o encontro, porém, distribuiu aos focados o certificado de conclusão do curso.

Para o focado Leonardo Granero, do 7ºE, a Dante em Foco e as atividades realizadas na oficina possuem um diferencial. “É superlegal, sensacional, divertido e interessante. As aulas são bem diferentes, são dinâmicas e estamos sempre fazendo trabalhos incríveis”, comentou. Thiago Janeiro, colega de sala de Leonardo, comentou sobre o livro. “Foi emocionante fazer esse trabalho. Acredito que ele contribui e retribui muito para a cidade”, disse. Sua mãe, Ana Claudia Janeiro, se emocionou ao falar de seu filho. “Estou muito orgulhosa. É um trabalho muito interessante que prepara e desenvolve nossos filhos para falar e se apresentar em público e também para escrever para diversas pessoas”, afirmou.