Dante em Foco lançará e-book com percepções sobre a Avenida Paulista

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 11:47
Categorias: ,

A oficina Dante em Foco Mirim lançará, em 26 de novembro, um e-book com diferentes visões sobre a Avenida Paulista, espaço público historicamente importante de São Paulo. Para produzirem esse material, seus alunos – também nomeados ‘focados’ – utilizaram os conhecimentos adquiridos na oficina no decorrer de 2016, garantindo um bom embasamento jornalístico para a elaboração do livro, nomeado “Focados Book: Histórias na Paulista”.

Para enriquecimento do trabalho, dois profissionais foram convidados para realizar atividades com os alunos, preparando-os, dessa forma, para a produção do e-book: o jornalista Pedro Meletti, repórter da Rádio CBN, que já teve passagens por outros veículos como TV Globo e UOL, e Lilian Amaral, artista plástica responsável pela escultura “Caminhos” (também chamada “Arcos”), produzida em parceria com o arquiteto Jorge Bassani para comemorar o centenário da Avenida Paulista, em 1991.

Jornalismo

Pedro Meletti veio, em princípio, para falar da importância do desenvolvimento, ainda cedo, do senso crítico nos indivíduos. “Tenho convicção de que muitos dos alunos da Dante em Foco não terão o jornalismo como profissão, mas o conhecimento que temos nessa área nos ajuda na formação do ser humano como um todo”, disse. “A ideia do e-book é despertar nos alunos um senso crítico sobre coisas que, por mais que estejam ao nosso redor, não recebem a devida atenção, nem sequer as observamos.”

“A partir do momento em que fazemos exercícios com os alunos, falando da importância da observação, fica muito mais fácil dar o passo seguinte, que é observar a cidade, o estado e o país em que vivem para entenderem o que acontece. E, quando falamos em jornalismo, ‘relevância’ talvez seja a palavra mais importante aqui, pois o que é relevante muda a vida das pessoas”, complementou, falando da importância desse tipo de trabalho com crianças e adolescentes. “O lado humano também é muito importante, pois quem constrói a história somos nós, e, se não tivermos sensibilidade para observamos o que acontece ao nosso redor, não teremos condição plena de exercitar nossa cidadania.”

Pedro realizou uma espécie de workshop de jornalismo com os alunos, estimulando-os a realizar entrevistas “e tirar de cada uma dessas entrevistas o que chamamos de mel, que é a parte mais relevante do que foi dito”. “Com o exercício, elas puderam perceber o que é mais importante do ponto de vista da relevância, e isso torna muito mais fácil ler um jornal ou assistir a um filme”, explicou. “Fiquei muito feliz, honrado e orgulhoso de fazer parte desse projeto.”

Artes Plásticas

Lilian Amaral, por sua vez, veio falar da história da região por meio da arte e mostrar aos alunos os benefícios de se apropriarem dos espaços públicos. “Vejo com muita importância o potencial educativo da cidade, que permite uma convivência humana, mais harmônica e tolerante, elementos que estão na agenda de qualquer grande instituição educacional”, disse.

“Vim falar da formação do sujeito do ponto de vista da arte, em um lugar de encontro e visibilidade, de poder, de arquitetura, daquilo que se pretende tornar relevante. A Avenida Paulista sempre foi um espaço de visibilidade, primeiro pela altura em que a avenida se situa, mas também pela convergência de diversas frentes, como a presença de bancos, mas também de afeto, de conhecimento e de arte. É nessa avenida que estão as primeiras esculturas e obras de arte do centenário da Independência do Brasil”, contou, antes de falar de suas pesquisas no campo das artes.

“Tive a oportunidade de desenvolver a escultura ‘Caminho’ e, para isso, pesquisei a avenida durante dez anos. Minha tese de mestrado da USP trata dessa temática. A Avenida Paulista é um museu a céu aberto, com cerca de 20 esculturas. Também é um lugar de reivindicação, celebração. Tudo faz com que a Paulista seja lugar de interesse para os alunos conhecerem e se apropriarem da cidade.”

Desenvolvimento

A assistente de coordenação de Tecnologia Educacional do Dante, professora Verônica Cannatá, explicou que os alunos descobriram diversas perspectivas sobre o cotidiano na avenida, incluindo histórias dos transeuntes que passam pela região, diariamente ou não. “A Avenida Paulista é um cartão-postal, e muitas vezes os alunos não se questionam sobre o próprio olhar e o olhar dos outros a respeito dessa região. A proposta do trabalho foi fazê-los pensar na relação deles com a avenida”, explicou.

A assessora de educomunicação do Dante, Barbara Endo, considerou a presença dos dois convidados muito importante para enriquecer a produção, e disse que o suporte de um jornalista ajudou os alunos no desenvolvimento do conteúdo. “Os estudantes estavam contando histórias das pessoas, histórias de tudo aquilo que constrói o significado da Avenida Paulista. A parte técnica, explicada por um especialista, é muito importante”, disse. A professora Verônica, por sua vez, falou da presença de Lilian, que realizou uma atividade sensorial com os alunos. “A presença dela foi fundamental, pois ela ajudou os alunos a abrir os olhos para as experiências que vivem. Eles passam pela Paulista todos os dias, mas, até pouco tempo atrás, não pensavam sobre ela”, disse.

O texto de apresentação do e-book ficou sob responsabilidade da coordenadora-geral de Tecnologia, professora Valdenice Minatel, que abordou a técnica de storytelling como ferramenta para prender a atenção do público-alvo. “O storytelling engaja as pessoas, pois remonta à ideia de que uma história bem contada é irresistível. O público embarca na emoção do que está sedo contado”, disse. “Esse é um tipo de abordagem que vem crescendo. O fio condutor de tudo que os alunos escrevem é uma boa história, e o exercício da escrita é sempre uma oportunidade de compartilhar histórias e aprendizados.”

Além da produção dos alunos, do trabalho da equipe de educomunicação do Dante e das dicas dos convidados Pedro Meletti e Lilian Amaral, o desenvolvimento do projeto teve a colaboração dos estagiários da Escola de Comunicação e Artes da USP Adriano Leonel e Henrique Amaral.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!