Dante Digital exibe novas tecnologias a visitantes

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 11:19

Diversas novidades tecnológicas e atividades lúdicas foram oferecidas ao público na manhã de 26 de outubro, durante o Dante Digital 2013, evento realizado a cada dois anos. O tema desta edição foi a educação espacial, assunto com que o Colégio começou a trabalhar em 2013.

Organizada pelo Departamento de Tecnologia Educacional, e realizada a cada dois anos, a feira recebeu alunos e convidados que puderam participar, por exemplo, de oficinas relacionadas à produção de satélites e foguetes e assistir a apresentações musicais de estudantes dos cursos livres e de integrantes da ONG Acorde.

A vasta programação incluiu a presença do robô NAO “Zariguim”– um protótipo humanoide capaz de dançar e falar, um planetário itinerante, uma cadeira capaz de simular a ausência de gravidade e a exposição de modelos construídos nas aulas de Robótica. As atividades foram realizadas nos pátios e em diversas salas de aula do Colégio.

No mesmo dia, desenvolveram-se também atividades organizadas por diferentes departamentos pedagógicos. A atividade de Física, por exemplo, foi o VI Rocket Dante, exercício no qual os alunos preparam e lançam um foguete movido a água e ar comprimido. Pelo Departamento de Arte, a novidade foi a inauguração da Bienal de Arte Virtual, na qual alunos de várias séries deixaram expostos os seus trabalhos.

Como forma de incentivo a práticas sustentáveis, a Coopermiti, organização sem fins lucrativos que realiza coleta e descarte correto de lixo eletrônico, participou do evento para receber dos visitantes doações de aparelhos e componentes eletroeletrônicos.

Para a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, trazer temas diversificados é um dos meios de disseminar o conhecimento produzido no Colégio. “Temos bastante liberdade para trabalhar com o tema do evento. Em 2011, optamos por focar o centenário do Colégio, e, em 2013, decidimos dar atenção à educação espacial, um dos temas mais provocativos com que começamos a trabalhar neste ano. Foi um jeito eficaz de dar visibilidade à comunidade sobre o que é feito internamente”, afirmou.

À tarde, o Dante realizou uma nova etapa da Olimpíada Dantiana de Robótica. Neste ano, alunos de três instituições foram convidados a participar da atividade: Fundação Bradesco (nacional), Colégio Eduardo Gomes (São Caetano do Sul, SP) e Colégio Koelle (Rio Claro, SP). “Com o propósito de estimular a colaboração em vez da competição entre comunidades, as equipes foram formadas por quatro integrantes, sendo um de cada escola”, explicou Valdenice.