Dante conquista 5 prêmios na Mostratec 2014

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 17:27

As alunas do programa Cientista Aprendiz que representaram o Colégio Dante Alighieri na 29ª Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), em Novo Hamburgo-RS, conseguiram ótimos resultados. Ao todo, foram cinco prêmios conquistados no evento, realizado de 27 a 31 de outubro de 2014.

Promovida anualmente pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia de abrangência nacional e internacional (mais de 20 países foram representados). Destina-se a apresentar projetos de pesquisa, de diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico. Em 2014, 350 projetos foram exibidos.

A pesquisa “Busca por Novas Moléculas Envolvidas no Escape Tumoral: Modulação do FASL (CD95l) por Mediadores Lipídicos em Linfócitos”, da dantiana Giulia Maria Ramella – é aluna da 2ª série do Ensino Médio – e orientado pela professora Carolina Lavini Ramos, conquistou o terceiro lugar geral na categoria Biologia Celular, Molecular e Microbiologia, além do credenciamento para a feira Expociência, que será realizada no México.

Também aluna da 2ª série do Ensino Médio, Ana Carolina Paixão de Queiroz obteve a quarta colocação geral na categoria Ciências Sociais, Comportamento e Arte com o trabalho “TPM: Tempo Para Mudanças III”. Com a mesma pesquisa, a estudante, orientada pela professora Sandra Rudella Tonidandel, ainda angariou uma vaga na V Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí, em Barcarena-PA.

Por fim, Natalia Von Stachen Mansur, do 8º ano do Ensino Fundamental, com o trabalho “Revisão taxonômica de tartarugas marinhas”, ganhou o prêmio FTD de Incentivo à leitura e ficou com a nona colocação (entre 112 concorrentes) na classificação geral da Mostratec Júnior, competição voltada para alunos do Ensino Fundamental II. O professor Peterson Lázaro Lopes orientou a pesquisa.

O Colégio ainda foi representado na Mostratec 2014 por mais quatro alunas, todas da 2ª série do Ensino Médio: Isabella Venna Lembo e Luiza Barreto Andrade, com o projeto “Rede Biossorvente: filtro de retenção de metais pesados com o uso de cascas de bananas” (orientado por Sandra Tonidandel), e Carolina Saraiva Rector e Marina Adde Anuardo, autoras da pesquisa “Aclimatação de orquídeas do gênero Catasetum”, sob orientação da professora Nilce de Angelo.

“Nossa equipe representou a pré-iniciação científica do Dante com muita competência, responsabilidade e dedicação. Parabéns aos professores orientadores do Cientista Aprendiz e a toda equipe de diretores, orientadores e professores que, direta ou indiretamente, deu suporte a elas”, afirmou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz.

no images were found