Dante celebra Festa do Livro com alunos e famílias

Publicado em 7 de outubro de 2014 às 20:36
Categorias: , ,

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 27 de setembro, a tradicional Festa do Livro, evento que oficializa a entrada de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no mundo da literatura. O livro escolhido para simbolizar esse ingresso foi “O pote vazio”, que, escrito e publicado pela autora estadunidense Demi em 2000, aborda o valor da honestidade e mostra como boas práticas podem desencadear reações positivas no mundo.

A diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, ressaltou a importância do momento, que representa o início de um processo de grande importância para o desenvolvimento das crianças. “A escola busca desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita, processo no qual a literatura infantil é uma influência positiva, já que é um instrumento motivador e desafiador da curiosidade de nossos alunos”, afirmou.

Ainda segundo a diretora, a qualidade da leitura é proporcional à idade em que a criança é exposta ao hábito. “Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com os livros, a probabilidade de serem bons leitores será maior. As crianças interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem, e a essas características elas logo irão associar significados, identificando e nomeando personagens e objetos”, explicou a professora Silvana.

A coordenadora da Educação Infantil à 1ª série do Ensino Fundamental, professora Angela Martins, falou do trabalho com essa faixa etária e do impacto da nas crianças. “É um privilégio trabalhar com alunos dessa idade, que fazem parte de séries de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Esses anos podem determinar o aprendizado que elas terão no futuro. Também levando em conta essa responsabilidade que nós temos, quero parabenizar todos os profissionais que atuam no desenvolvimento desse trabalho”, disse.

No decorrer do evento, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental demonstraram suas habilidades no acompanhamento percussivo em apresentações sob a regência dos professores Humberto Cortez e Shirleyne Diniz, do Departamento de Música. Uma das canções, por exemplo, foi um medley entre a música “Let it go”, composição do casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez para a animação “Frozen”, da Disney, e “Inverno”, do compositor clássico Vivaldi, em um arranjo feito pelos integrantes do grupo “The piano guys”.

Os alunos do VocalDante, trabalho coordenado pela maestrina Gisele Cruz, também se apresentaram. Além de cantar o hino nacional e o hino do Dante, o grupo apresentou diversas músicas, entre as quais “Meu erro”, composta por Herbert Vianna. Eles encerraram o evento cantando “Sempre há o amor”, de Howard Ashman, com letra da coordenadora do Departamento de Música, professora Suely Lerner.

, ,