Dante celebra 68º aniversário da República Italiana

Publicado em 3 de junho de 2014 às 13:07

O Colégio Dante Alighieri celebrou, em 2 de junho, o 68º aniversário da República Italiana (em 2 de junho de 1946, um referendo definiu que o país adotaria a República como forma de governo). Na ocasião, chamada de “Dia da República Italiana”, os alunos dantianos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental cantaram os hinos da Itália e do Brasil.

Cônsul-geral da Itália em São Paulo, o ministro Mauro Marsili, acompanhado de sua mulher, Carla Marsili, foi recebido para a comemoração pelo dr. José de Oliveira Messina, presidente do Colégio. José Luiz Farina, vice-presidente, João Ranieri e Milena Montini, diretores financeiros, os conselheiros Celso Azzi, José de Lorenzo Messina, Mario Barra e Paulo Savoldi (os dois últimos são também diretores adjuntos) e a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, representando a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace (que está no exterior a trabalho), também compareceram ao evento. Por fim, cabe destacar a presença de Augusto Bellon, diretor de Educação do Consulado da Itália em São Paulo.

Após a apresentação dos convidados, os alunos do Dante, regidos pela professora Suely Lerner, coordenadora do Departamento de Música, cantaram o hino italiano. Ao mesmo tempo, foram hasteadas as bandeiras do Brasil (pela aluna Sophia Orsini Morales, do 3º ano C), da Itália (pela aluna Juliana Pinotti Carvalho Pereira, do 3º ano E) e do estado de São Paulo (pela aluna Luiza Gonçalves Calonge, do 3º ano D).

Já o professor Humberto Cortez regeu os dantianos na execução do hino nacional brasileiro. Em seguida, a aluna Ludovica Tiso, do 9º ano C, leu, em italiano, um texto alusivo à celebração. “Hoje temos a oportunidade de festejar a cultura e a língua que estudamos em nosso Colégio. Além de celebrar a grande comunidade italiana que há em São Paulo e no Dante”, afirmou.

O dr. Messina também exaltou a forte relação entre os dois países. “Brasil e Itália são duas bandeiras irmanadas que se agigantam. Hoje é um dia glorioso para a Itália e para o Brasil, que acolheu o povo italiano em seu solo. Com nossos ascendentes imigrantes aprendemos a tradição italiana”, afirmou o presidente do Colégio, homenageando o ministro Mauro Marsili, que deixará o Brasil em breve.

“O ministro Marsili, que está terminando sua estada em São Paulo, participa hoje do ‘Dia da República Italiana’ pela quinta vez. Assim, gostaríamos de homenageá-lo com a medalha de honra ao mérito do Dante”, afirmou o dr. Messina.

Dizendo-se emocionado com a homenagem, o ministro Mauro Marsili destacou o trabalho realizado pelo Dante na difusão da cultura italiana. “Estou aqui para recordar as raízes profundamente italianas existentes no Colégio e em São Paulo. O contato que vocês alunos do Dante têm com a cultura italiana é uma oportunidade extraordinária, pois ela é rica em várias áreas, como artes, literatura, direito, ciência e tecnologia. A língua italiana é a quinta mais falada no mundo. E é uma língua viva e ligada à tecnologia. Espero que o curso paralelo em italiano do Dante se torne uma realidade. Agradeço ao Dante pela difusão da italianidade no Brasil. Itália e Brasil estão ligados por uma amizade indissolúvel”, discursou.