Coordenador ressalta força do Novo Ensino Médio dantiano em evento educacional

Publicado em 19 de maio de 2023 às 13:48

Entre os dias 9 e 12 de maio aconteceu no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a Bett Brasil, um dos maiores e mais importantes eventos de educação e tecnologia do país. Autoridade no assunto, o Dante marcou presença por meio de seu coordenador de física, professor Manoel Resende, que ministrou no dia 10 uma palestra no estande do SAS (Sistema Ari de Sá) a convite de Caê Lavor, diretor da plataforma de educação.

Na oportunidade, o docente falou sobre o modelo que o Colégio adotou para se adequar ao Novo Ensino Médio, cuja estrutura, criada em 2021, passou a vigorar oficialmente em 2022. “Mostrei o que já fizemos ou o que estamos fazendo, para que outras escolas pudessem se inspirar na montagem de seus currículos, pensar em estratégias diferentes e, talvez, até fazer alterações em seus modelos”, explica o professor Manoel, que se apresentou diante de diretores e coordenadores de instituições de diferentes regiões do Brasil.

Novo Ensino Médio no Dante
Professor Manoel (à esquerda) fala sobre o Novo Ensino Médio no Dante

Assim, o modelo dantiano oferece aos alunos três itinerários formativos: o CiTe, que integra as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, o HuLi, que abrange as áreas de ciências humanas e sociais aplicadas e linguagens e suas tecnologias, além do Liceo Scientifico, opzione scienze applicate, que propicia ao estudante a oportunidade de obter o diploma italiano mediante aprovação no Esame di Stato.

“O que vemos em muitas escolas é a adoção de vários itinerários, o que deixa os alunos muito perdidos. Como restringimos a três opções, sua escolha se torna mais coerente, porque fica muito caracterizado para o estudante o que ele quer, e isso faz de seu projeto de vida mais acessível desde o começo”, ressalta o coordenador de física, que acrescenta: “Vemos que o modelo funcionou bem e temos boas expectativas para os vestibulares do ano que vem”.

Bett Brasil: Novo Ensino Médio do Dante

Após sua apresentação, o professor ainda tirou dúvidas dos espectadores em relação aos métodos de avaliação praticados no Colégio. Um deles é a atividade formativa, que não conta com atribuição de nota, mas que serve para ponderar o aprendizado do estudante. “Há uma cultura em nosso país de que as coisas têm que valer nota, sendo que na verdade o que esperamos é que o aluno aprenda. Então expliquei a nossa abordagem para eles terem uma perspectiva de um cenário de avaliação que é mais completo e que está implementado no Dante desde a pandemia.”

Por fim, o docente celebrou a oportunidade de representar o Colégio na Bett Brasil e ressaltou a importância do evento como propulsor de ações inovadoras para a educação no país. “Foi uma experiência muito bacana, e eu me senti orgulhoso de levar um pouco do que fazemos no Dante. É uma possibilidade de compartilhamento de ideias, de conhecer novas ferramentas e outros sistemas de ensino. É um evento essencial para o desenvolvimento de boas práticas e para a evolução da educação do país.”