Conversas que inspiram: jornada compartilhada entre ex-alunos e vestibulandos

Publicado em 11 de agosto de 2023 às 14:33

Na semana passada, dia 4 de agosto, os professores do Projeto Luzeiro organizaram um bate-papo entre alunos e ex-alunos do Dante. A turma se reuniu no auditório Miro Noschese, onde os ex-alunos contaram suas experiências com vestibulares, faculdade e universidade. Os alunos que já saíram do Colégio procuraram falar sobre sua forma de estudo e seu caminho até o Ensino Superior, enquanto os vestibulandos ouviram e tiraram dúvidas.

O Projeto Luzeiro, exclusivo para a 3ª série do Ensino Médio, foi planejado de acordo com as demandas dos alunos. Segmenta os estudantes em diferentes turmas com aulas voltadas a vestibulares específicos desejados pelos dantianos, com grande variedade de cursos e modelos de provas, sempre visando à otimização do tempo de estudo. As aulas acontecem no horário da tarde.

Ex-alunos propõe conversas que inspiram entre vestibulandos dantianos.

Enquanto ouvintes, os estudantes que estão se preparando para as provas finais acompanharam e interagiram durante a roda de conversa. “É muito importante ouvi-los porque eles já estiveram no nosso lugar, e para nós parece uma realidade um pouco distante. Ver que é possível e como temos que lidar é algo muito importante. Além disso, o  Dante dá um suporte único para os vestibulandos, com aulas extras específicas para o que você quer prestar. Esse é um diferencial do Colégio!”, comentou o aluno André Siomi, ressaltando a importância do evento.

Um dos professores presentes na atividade foi Patricia Takahashi, que conduziu a roda de conversa e explicou a ideia da reunião. “O evento é uma forma de inspirar e orientar os alunos. As falas entre eles (ex-alunos e vestibulandos) são diferentes. Quando o aluno vê um colega com quem cruzava no corredor numa boa faculdade, essa escuta o atinge melhor. Com certeza eles têm mais motivação justamente por essa convivência no Colégio.”

A ex-aluna Maria Elisa Teixeira integrou a roda de conversa, deu dicas, comentou sobre seu processo de ingresso na USP e inspirou os outros dantianos. Maria já havia participado de outros bate-papos enquanto estudava no Dante. “Eu consigo lembrar de quando era aluna e estava lá sentada ouvindo outros ex-alunos dando dicas para os vestibulares e hoje fui eu que estava no palco conversando com eles, isso é muito legal.” Com o mesmo entusiasmo, nossa dantiana, Maria Luísa Vicentin, que também ingressou na USP, comentou sobre retornar ao Colégio e deixou um conselho aos vestibulandos da 3ª série. “É muito bom trazer estratégias diferentes aos alunos, até porque não é uma receita de bolo, então pense numa boa estratégia para você, aproveite e seja você.”