“Contando 2011” presta homenagem a Moacyr Scliar

Publicado em 14 de agosto de 2011 às 14:30

O Colégio realizou, na noite de 12 de agosto, sexta-feira, a cerimônia de premiação de seu tradicional concurso de contos, o “Contando”, que, além de laurear os trabalhos elaborados por alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental, desta vez prestou uma homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar, que seria o convidado de honra do “Contando 2011”, caso não nos tivesse deixado em fevereiro deste ano, devido a complicações relacionadas a um acidente vascular cerebral.

O evento de 2011, ano em que o Colégio Dante Alighieri celebra seu primeiro centenário de fundação, contou com uma retrospectiva das edições anteriores, homenageando também os dantianos premiados desde o surgimento do concurso, em 2007. Dessa forma, reunidos por meio da literatura, todos homenagearam a memória de Scliar, autor de mais de setenta livros (entre contos, crônicas, ensaios, romances e tantos outros gêneros), detentor de diversos prêmios literários, como o Jabuti (por três vezes), o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o da Casa de las Americas, e membro da Academia Brasileira de Letras desde 22 de outubro de 2003. Por inúmeras vezes, Scliar compareceu ao Colégio para conversar abertamente com os alunos sobre suas obras, sempre em tom de igualdade, como quem deseja ensinar e aprender ao mesmo tempo.

“De todas as homenagens até agora ao Moacyr (e não foram poucas), esta, sem dúvida, foi a mais bonita e a mais emotiva. Além do capricho e da dedicação no preparo da homenagem, o carinho dos alunos e dos professores fez com que ela se tornasse muito especial”, comentou Judith Scliar, viúva do autor. “É muito gratificante comparecer e poder ver uma grande escola investindo na formação de leitores e fincando bases de cidadania”, complementou o jornalista Gabriel Olivén, irmão de Judith, que, em discurso, relembrou a imensa capacidade produtiva de Scliar, que elaborava artigos jornalísticos ou médicos e obras literárias com singular facilidade.

Após a cerimônia no auditório, os alunos participaram de um coquetel no pátio do edifício Michelangelo, com direito a sessão de autógrafos por parte dos vencedores. “Achei que o nível dos contos dos alunos beirou a excelência. Eles gostaram muito de conhecer melhor o autor e fazer uma leitura mais aprofundada do Moacyr Scliar, que era o objetivo, captando, dessa forma, as técnicas do conto”, declarou a professora Maria Cleire Cordeiro, coordenadora do Departamento de Língua. “E, mesmo não estando aqui, Moacyr Scliar está cada vez mais presente, com sua obra e com o seu jeito – é muito difícil encontrar alguém tão humilde e generoso quanto ele”, finalizou.