Categorias: Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Notícias, Premiações
No dia 21 de novembro, o auditório Miro Noschese foi palco da premiação do Concurso de Redação do Colégio Dante Alighieri, competição que voltou a ser realizada neste ano como parte da Semana Multilinguagem, cujas atividades envolveram a macroárea de linguagens: artes, educação física, inglês, italiano, língua portuguesa e tecnologia.
Participaram do concurso alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Para cada série, foi atribuído um gênero textual específico: carta pessoal (6º ano), notícia (7º ano), conto de ficção científica (8º ano), conto psicológico (9º ano), manifesto (1ª série) e dissertação argumentativa (2ª e 3ª séries), tipologias trabalhadas nos componentes curriculares de língua portuguesa e produção textual.
Redigidos no primeiro semestre de 2022, os textos foram inicialmente avaliados pela Banca Dante, um grupo interno de corretores textuais que realizaram uma pré-seleção para a indicação daqueles que seguiriam para a próxima etapa do concurso: o julgamento externo da Academia Paulista de Letras (APL). As 35 melhores composições foram publicadas no livro “Concurso de Redação 2022: As leituras do mundo”, elaborado pelo Departamento de Marketing e Editoração.
“Este momento do Concurso de Redação tem um significado muito especial, pois retoma um projeto de letramento da Academia Dantiana de Letras em parceria com a Academia Paulista de Letras, oportunizando os talentos individuais de nossos alunos escritores, estimulando as competências leitoras e de escrita e incentivando o prazer das descobertas dos saberes”, escreve a professora Natascha Gomes Paiva, coordenadora de língua portuguesa e organizadora do concurso, no prefácio da coletânea que reúne os textos vencedores.
A cerimônia de premiação
Um dos entusiastas do concurso, o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, abriu o evento com um discurso direcionado aos alunos. “No Dante sempre tivemos uma preocupação com a leitura, e vocês só irão escrever uma redação se houver uma leitura. Esse é o único caminho. O livro ainda é o que deve nortear vocês que amam a redação”, afirmou o presidente, que, ao final, emocionou o público com a recitação dos poemas ‘Psicografia’ e ‘Não sei quantas almas tenho’, do poeta Fernando Pessoa.
Em seguida, a professora Valdenice M. M. de Cerqueira, diretora-geral educacional, subiu ao palco para celebrar o desempenho e o interesse dos jovens escritores. “O concurso não somente revela o potencial e o talento de nossos alunos e alunas, mas, sobretudo, mostra o amor pelas palavras e pelas boas narrativas. Que o amor de seus professores pela língua portuguesa encontre a paixão de vocês pela escrita e que, juntos, tornem o mundo mais afetivo, interessante e lindo com suas prosas e poesias.”
A professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, também não poupou elogios aos autores premiados. “Meus cumprimentos aos alunos e às alunas. Vocês conseguiram compartilhar suas ideias, sonhos, opiniões, histórias e argumentos, de maneira a conquistar novos amigos e admiradores que ainda nem conhecem. Na escrita que vocês deixaram, ficará para sempre o diálogo com tantas pessoas, de tantas gerações e famílias diferentes, um legado que deixam para além de seu tempo na escola. Muito orgulho de vocês”.
Convidados especiais
Além de receber pais, alunos e professores, a cerimônia contou com a ilustre presença de dois membros da Academia Paulista de Letras: o escritor e sociólogo José de Souza Martins, colunista do caderno Eu &, do jornal Valor Econômico, e o jornalista e crítico literário Joaquim Maria Botelho, integrante da comissão de jurados do Concurso de Redação. “Este projeto do Dante é motivo de grande orgulho para a Academia Paulista de Letras, porque é a única grande escola de São Paulo a estabelecer uma parceria conosco. Esperamos que esse trabalho não só se mantenha mas também se revigore e vá muito adiante”, declarou José de Souza Martins.
A Comissão Julgadora baseou suas escolhas pelos seguintes critérios: correção ortográfico-gramatical, encadeamento lógico, repertório vocabular, clareza e criatividade, como explica Joaquim Botelho. “Privilegiamos esses controles de linguagem para fazermos a seleção. Tivemos o prazer de ler textos muito gostosos. Preciso cumprimentar os professores, que tiveram não só a iniciativa mas também a clarividência de selecionar temas que eram intensos, momentosos e importantes.”
Confira os 35 alunos premiados:
ENSINO FUNDAMENTAL
6º ano – Gênero Textual: Carta Pessoal
MENÇÃO HONROSA
Victoria Signorini Antacli (6º D)
Ana Luísa Konno do Amaral (6º E)
Camila Schnitzlein Prado (6º J)
3º LUGAR
Lisa Marx Yunes (6º M)
2º LUGAR
Helena Abbud Bacconi Gonçalves (6º F)
1º LUGAR
Manoela Beloti Barros Martins (6º E)
7º ano – Gênero Textual: Notícia
MENÇÃO HONROSA
Luiza Gomes Bagnoli (7º C)
Alice Oikawa Oliveira de Lima Reis (7º A)
Tomás Nersessian Baracat (7º H)
3º LUGAR
Olivia Facioli Parmezano Lopes (7º D)
2º LUGAR
Eduardo Sasson Figueira (7º K)
1º LUGAR
Eleonora de Morais Cajaiba Garcez de Marins (7º A)
8º ano – Gênero Textual: Conto de Ficção Científica
MENÇÃO HONROSA
Marina Kneese Strang (8º F)
João Beerens Zinner (8º G)
3º LUGAR
Beatriz Santinato Uzêda (8º D)
2º LUGAR
Manuela Bernardelli de Oliveira (8º G)
1º LUGAR
Bruna Paiva Angelo (8º F)
9º ano – Gênereo Textual: Conto Psicológico
MENÇÃO HONROSA
Laura Gasques Silvares Meloncini (9º J)
Luisa Seta Nogueira (9º D)
Murilo Peixoto Perez (9º E)
3º LUGAR
Clara Toletti Martinelli (9º A)
2º LUGAR
Liz Uema do Carmos Vilibor (9º D)
1º LUGAR
Laura Marques Campora (9º C)
ENSINO MÉDIO
1ª série – Gênero Textual: Manifesto
3º LUGAR
Felipe Kneese Strang (1ª K)
2º LUGAR
Isabela Abbud Silva (1ª E)
1º LUGAR
Isabella Rossi Sancovich (1ª B)
2ª série – Gênero Textual: Dissertação Argumentativa
MENÇÃO HONROSA
Maria Nogueira Avallone (2ª H)
3º LUGAR
Carolina de Almeida Prado Colombo (2ª A)
2º LUGAR
Manuela Benevides Padula (2ª D)
1º LUGAR
Lucas Nunes Chin dos Santos (2ª C)
3ª série – Gênero Textual: Dissertação Argumentativa
MENÇÃO HONROSA
Felipe Tsiang (3ª E)
Maria Elisa Andrade Prado Teixeira (3ª D)
3º LUGAR
Mariana de Moraes Sarmento Silva (3ª A)
2º LUGAR
Annina Melo Maudonnet (3ª C)
1º LUGAR
Felipe Bezerra Velasco (3ª B)