Concurso de Redação coroa melhores escritores dantianos em 2022

Publicado em 6 de dezembro de 2022 às 9:45
Categorias: , , ,

No dia 21 de novembro, o auditório Miro Noschese foi palco da premiação do Concurso de Redação do Colégio Dante Alighieri, competição que voltou a ser realizada neste ano como parte da Semana Multilinguagem, cujas atividades envolveram a macroárea de linguagens: artes, educação física, inglês, italiano, língua portuguesa e tecnologia.

Participaram do concurso alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Para cada série, foi atribuído um gênero textual específico: carta pessoal (6º ano), notícia (7º ano), conto de ficção científica (8º ano), conto psicológico (9º ano), manifesto (1ª série) e dissertação argumentativa (2ª e 3ª séries), tipologias trabalhadas nos componentes curriculares de língua portuguesa e produção textual.

Redigidos no primeiro semestre de 2022, os textos foram inicialmente avaliados pela Banca Dante, um grupo interno de corretores textuais que realizaram uma pré-seleção para a indicação daqueles que seguiriam para a próxima etapa do concurso: o julgamento externo da Academia Paulista de Letras (APL). As 35 melhores composições foram publicadas no livro “Concurso de Redação 2022: As leituras do mundo”, elaborado pelo Departamento de Marketing e Editoração.

“Este momento do Concurso de Redação tem um significado muito especial, pois retoma um projeto de letramento da Academia Dantiana de Letras em parceria com a Academia Paulista de Letras, oportunizando os talentos individuais de nossos alunos escritores, estimulando as competências leitoras e de escrita e incentivando o prazer das descobertas dos saberes”, escreve a professora Natascha Gomes Paiva, coordenadora de língua portuguesa e organizadora do concurso, no prefácio da coletânea que reúne os textos vencedores.

Coordenadora de língua portuguesa, professora Natascha Gomes Paiva

A cerimônia de premiação

Um dos entusiastas do concurso, o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina, abriu o evento com um discurso direcionado aos alunos. “No Dante sempre tivemos uma preocupação com a leitura, e vocês só irão escrever uma redação se houver uma leitura. Esse é o único caminho. O livro ainda é o que deve nortear vocês que amam a redação”, afirmou o presidente, que, ao final, emocionou o público com a recitação dos poemas ‘Psicografia’ e ‘Não sei quantas almas tenho’, do poeta Fernando Pessoa.

Em seguida, a professora Valdenice M. M. de Cerqueira, diretora-geral educacional, subiu ao palco para celebrar o desempenho e o interesse dos jovens escritores. “O concurso não somente revela o potencial e o talento de nossos alunos e alunas, mas, sobretudo, mostra o amor pelas palavras e pelas boas narrativas. Que o amor de seus professores pela língua portuguesa encontre a paixão de vocês pela escrita e que, juntos, tornem o mundo mais afetivo, interessante e lindo com suas prosas e poesias.”

A professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, também não poupou elogios aos autores premiados. “Meus cumprimentos aos alunos e às alunas. Vocês conseguiram compartilhar suas ideias, sonhos, opiniões, histórias e argumentos, de maneira a conquistar novos amigos e admiradores que ainda nem conhecem. Na escrita que vocês deixaram, ficará para sempre o diálogo com tantas pessoas, de tantas gerações e famílias diferentes, um legado que deixam para além de seu tempo na escola. Muito orgulho de vocês”.

Diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, professora Sandra Tonidandel

Convidados especiais

Além de receber pais, alunos e professores, a cerimônia contou com a ilustre presença de dois membros da Academia Paulista de Letras: o escritor e sociólogo José de Souza Martins, colunista do caderno Eu &, do jornal Valor Econômico, e o jornalista e crítico literário Joaquim Maria Botelho, integrante da comissão de jurados do Concurso de Redação. “Este projeto do Dante é motivo de grande orgulho para a Academia Paulista de Letras, porque é a única grande escola de São Paulo a estabelecer uma parceria conosco. Esperamos que esse trabalho não só se mantenha mas também se revigore e vá muito adiante”, declarou José de Souza Martins.

A Comissão Julgadora baseou suas escolhas pelos seguintes critérios: correção ortográfico-gramatical, encadeamento lógico, repertório vocabular, clareza e criatividade, como explica Joaquim Botelho. “Privilegiamos esses controles de linguagem para fazermos a seleção. Tivemos o prazer de ler textos muito gostosos. Preciso cumprimentar os professores, que tiveram não só a iniciativa mas também a clarividência de selecionar temas que eram intensos, momentosos e importantes.”

Confira os 35 alunos premiados:

ENSINO FUNDAMENTAL

6º ano – Gênero Textual: Carta Pessoal

MENÇÃO HONROSA

Victoria Signorini Antacli (6º D)

Ana Luísa Konno do Amaral (6º E)

Camila Schnitzlein Prado (6º J)

3º LUGAR

Lisa Marx Yunes (6º M)

2º LUGAR

Helena Abbud Bacconi Gonçalves (6º F)

1º LUGAR

Manoela Beloti Barros Martins (6º E)

7º ano – Gênero Textual: Notícia

MENÇÃO HONROSA

Luiza Gomes Bagnoli (7º C)

Alice Oikawa Oliveira de Lima Reis (7º A)

Tomás Nersessian Baracat (7º H)

3º LUGAR

Olivia Facioli Parmezano Lopes (7º D)

2º LUGAR

Eduardo Sasson Figueira (7º K)

1º LUGAR

Eleonora de Morais Cajaiba Garcez de Marins (7º A)

8º ano – Gênero Textual: Conto de Ficção Científica

MENÇÃO HONROSA

Marina Kneese Strang (8º F)

João Beerens Zinner (8º G)

3º LUGAR

Beatriz Santinato Uzêda (8º D)

2º LUGAR

Manuela Bernardelli de Oliveira (8º G)

1º LUGAR

Bruna Paiva Angelo (8º F)

Concurso de Redação do Dante

9º ano – Gênereo Textual: Conto Psicológico

MENÇÃO HONROSA

Laura Gasques Silvares Meloncini (9º J)

Luisa Seta Nogueira (9º D)

Murilo Peixoto Perez (9º E)

3º LUGAR

Clara Toletti Martinelli (9º A)

2º LUGAR

Liz Uema do Carmos Vilibor (9º D)

1º LUGAR

Laura Marques Campora (9º C)

ENSINO MÉDIO

1ª série – Gênero Textual: Manifesto

3º LUGAR

Felipe Kneese Strang (1ª K)

2º LUGAR

Isabela Abbud Silva (1ª E)

1º LUGAR

Isabella Rossi Sancovich (1ª B)

2ª série – Gênero Textual: Dissertação Argumentativa

MENÇÃO HONROSA

Maria Nogueira Avallone (2ª H)

3º LUGAR

Carolina de Almeida Prado Colombo (2ª A)

2º LUGAR

Manuela Benevides Padula (2ª D)

1º LUGAR

Lucas Nunes Chin dos Santos (2ª C)

Concurso de Redação

3ª série – Gênero Textual: Dissertação Argumentativa

MENÇÃO HONROSA

Felipe Tsiang (3ª E)

Maria Elisa Andrade Prado Teixeira (3ª D)

3º LUGAR

Mariana de Moraes Sarmento Silva (3ª A)

2º LUGAR

Annina Melo Maudonnet (3ª C)

1º LUGAR

Felipe Bezerra Velasco (3ª B)

, , ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!