Colégio promove Festa da República Italiana

Publicado em 3 de junho de 2011 às 18:08

O Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 2 de junho, a Festa da República Italiana, como forma de homenagear os 65 anos da sua proclamação. No evento, realizado no pátio central, alunos do Ensino Fundamental cantaram os hinos nacionais do Brasil e da Itália e ouviram discursos de autoridades a respeito da data.

A cerimônia foi aberta com o hino nacional italiano, executado enquanto se hasteavam as bandeiras do Brasil, Itália e Estado de São Paulo. O hasteamento foi realizado pelos alunos Lucas Lima Cavallini, do 4º ano D, Carolina Chaves Ferrari de Lima, do 4º ano E e Vinícius Ortiz Esposa, 4º ano F, respectivamente. Em seguida, as crianças cantaram o hino nacional brasileiro.

No evento, alguns discursos foram realizados. O primeiro deles foi feito pela aluna Eva Sebastiani, do 8º D, que falou a respeito da data celebrada. Em seguida, foi a vez do presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina. “Hoje, como dissemos, é um dia glorioso para a Itália, e também para o Brasil, que acolheu os valorosos italianos em seu solo, por eles plantado e regado, com não poucas contrariedades e suor. Nós, descendentes, com eles aprendemos a desenvolver e aprimorar suas tradições. Ao mesmo tempo, eles incorporaram no coração a riqueza da bondade, da esperança e da fé que o povo brasileiro transmite por sua própria índole, fruto que é da miscigenação de diversas etnias”, afirmou o presidente. Por fim, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, ministro Mauro Marsili, leu o seu discurso.

Além da presença do presidente do Colégio e do cônsul-geral, estiveram presentes o deputado Fábio Porta, representante da nossa região no Parlamento Italiano, autoridades consulares, representantes de associações italianas, alguns conselheiros do Colégio, como o dr. Paolo Fabbriziani, também presidente da AEDA (Associação dos Ex-alunos do Colégio) e o diretor-geral pedagógico da Escola, profº Lauro Spaggiari.