Colégio Dante recebe a pianista Enrica Ruggiero na celebração dos 150 anos da unificação italiana

Publicado em 18 de março de 2011 às 18:20

O Colégio Dante Alighieri e o Istituto Italiano di Cultura promoveram, no dia 17 de março, quinta-feira, um recital pianístico com Enrica Ruggiero, em evento comemorativo dos 150 anos da unificação italiana. No piano, centrado no palco do auditório Miro Noschese, a artista prestou uma homenagem ao húngaro Franz Liszt e apresentou peças de diversos compositores alemães.

O cônsul-geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, deu início ao evento com um discurso sobre a importância da cidade para a consolidação – e consequente difusão – da cultura italiana no Brasil. “Se São Paulo é um braço da Itália, o Dante Alighieri é uma parte do coração da cidade, e um pedaço muito italiano porque é um símbolo da tradição da cultura da civilização italiana em São Paulo. É um ponto de referência importantíssimo para quem gosta de cultura e também para quem gosta da Itália”, comentou.

Enrica Ruggiero é diplomada em piano junto ao Istituto Musicale “L. Boccherini” na cidade de Lucca, e obteve o diploma de Alto Perfezionamento com mérito na Accademia Musicale Chigiana, em Siena, sob a orientação do maestro Michele Campanella. Participou de cursos de alto aperfeiçoamento na Scuola di Pianoforte di Ravello, recebeu o diploma de aperfeiçoamento da Accademia Nazionale di S. Cecilia e acompanhou os maestros do Trio di Trieste na Accademia Chigiana di Siena e na Scuola Internazionale di Duino, tendo acumulado experiência como pianista de acompanhamento a cantores líricos e liederes, além de ter gravado programas para a Rai Uno e álbuns para a Fonit Cetra. É a maestrina de sala do Teatro dell’Opera di Roma desde 2004.

A unificação italiana, também conhecida como Risorgimento, ocorreu em 17 de março de 1861, após anos de uma luta (iniciada em 1848) pela unificação de pequenos Estados submetidos a potências estrangeiras, como o Império Austro-Húngaro. A formação completa da Itália deu-se em 1870, com a anexação de Roma ao território.

“Sendo o Colégio uma escola fundada por italianos em São Paulo, a parceria com o Istituto Italiano di Cultura é importantíssima, tem organizado muitos eventos, como este em comemoração dos 150 anos da unificação e que faz parte das celebrações do centenário dantiano. Ficamos muito contentes em manter essa parceria, que tem trazido ótimos resultados para o Colégio, como a possibilidade de grandes artistas italianos se apresentando no palco do auditório Miro Noschese”, declarou o professor Lauro Spaggiari, diretor geral pedagógico da escola. Para o diretor do Istituto Italiano di Cultura, Attilio de Gasperis, trabalhar com o Dante é uma obrigação, devido à importância histórica do Colégio.

“O Dante não é um parceiro do Istituto – é um parceiro da Itália. Quando fomos visitar o governador Geraldo Alckmin, ele nos falou sobre a importância da presença italiana em São Paulo, e a primeira instituição mencionada por ele foi o Colégio Dante Alighieri – que, para nós, representa também um contato com o público jovem. Não vemos o Dante como parceiro, mas sim como perspectiva: uma finalidade do trabalho das instituições italianas aqui em São Paulo”, afirmou Attilio.