Clarice Lispector é a homenageada do Contando 2015

Publicado em 26 de junho de 2015 às 16:50

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 23 de junho, a edição anual do Contando, um evento artístico-literário que sempre prestigia um autor das letras nacionais, portuguesas ou luso-africanas. Neste ano, a homenageada foi a  escritora Clarice Lispector, em cuja obra os alunos se basearam para a produção de seus escritos. Ao todo, para comporem o livro comemorativo do evento, foram escolhidos 22 textos entre os 180 produzidos por duplas do 9º ano do Ensino Fundamental.

Graças à parceria do Departamento de Língua Portuguesa com o Departamento de Arte, o livro também traz as 17 melhores ilustrações de alunos produzidas individualmente. Como de costume, toda produção tem base em determinados contos do autor homenageado. No caso de Clarice, quatro foram as narrativas escolhidas: “Amor”, “Feliz aniversário”, “Tentação” e “Uma galinha”. O Departamento de Tecnologia Educacional também participou da organização do evento.

Na abertura do Contando, as professoras Katia Villari e Sophia Visconti leram um texto de autoria da coordenadora de Língua Portuguesa, professora Maria Cleire Cordeiro, escrito especialmente em homenagem à escritora ucraniana naturalizada brasileira. Em seguida, apresentou-se a gravação de uma leitura dramática de Aracy Balabanian do texto “Uma esperança”.

A coordenadora do Departamento de Arte, professora Maria Beatriz Perotti, parabenizou os alunos ali premiados e relembrou o início da parceria entre os departamentos responsáveis pela produção de conteúdo do livro – os trabalhos de Arte integram hoje o que se denominou Ilustrando. “Em 2013, ano em que assumi a coordenação do Departamento, li uma edição do livro Contando e fiquei encantada. Perguntei à professora Maria Cleire se ela não teria interesse em adicionar ilustrações ao livro, sugestão que ela prontamente aceitou. Foi assim que começou a parceria dos departamentos no uso dessas duas linguagens para a confecção do livro”, explicou.

Na sequência, a banda Mad Caps, formada pelos alunos Eduardo Ramella, Lucas Martins, Gustavo Maia, Lucas Moliterno e Fernando Farias, subiu ao palco para tocar a música “Pela luz dos olhos teus”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A professora Katia participou da apresentação. Ao fim do evento, o grupo retornou para tocar a música “Vou Deixar”, do Skank.

O grupo Teatro Livre também participou da cerimônia com a encenação do conto “Feliz aniversário”. Entre os integrantes da companha teatral está, aliás, a professora de Matemática do Dante Elisa Padinha. Em seguida, o ex-aluno e pianista Artur Andrade apresentou duas composições: uma peça do ucraniano Sergei Prokofiev e a “Valsa da Dor”, de Heitor Villa-Lobos. Antes do término do evento, ele retornou ao palco para encerrar sua apresentação tocando uma peça de Claude Debussy. A dantiana Anna Rocha Mantesso fez uma leitura expressiva do texto “Melhores amigas”, escrito pelas alunas Giullia Garcia dos Santos e Isabela Pletsch Venturella com base no conto “Uma galinha”.

Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice Lispector, foi convidado a participar da homenagem, mas não pôde vir em virtude de compromissos. Ainda assim, enviou uma mensagem aos presentes: “Fiquei ciente da homenagem à minha mãe, Clarice, e desde já agradeço pela iniciativa sempre oportuna de consagrar os escritores brasileiros. Parabenizo o Colégio por esta iniciativa.”

Perto do fim do Contando, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, parabenizou todos os que participaram da atividade pela ampla dedicação. “Parabéns a todos vocês, que tanto honram nossa escola, pelo trabalho realizado”, disse, antes de citar trechos de obras de Clarice Lispector e também do poema “Língua Portuguesa”, escrito por Olavo Bilac.

no images were found