Cidadania digital será tema de aulas em 2018

Publicado em 29 de março de 2018 às 14:35

Continuando o trabalho sobre ética e segurança na internet que é realizado há dois anos no Dante pelos professores da Tecnologia Educacional e por orientadoras educacionais, o Colégio decidiu iniciar um programa de cidadania digital para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

As aulas do programa são uma parceria entre os departamentos de Orientação Educacional e de Tecnologia. No Ensino Fundamental I, já existe uma aula quinzenal específica na matriz curricular para abordar o assunto. Do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, entretanto, os temas serão tratados de maneira integrada em diferentes componentes curriculares.

O objetivo é refletir sobre diversos temas referentes ao uso ético, seguro e responsável dos recursos digitais, em particular a internet. “É uma atitude preventiva para que nossos alunos tenham mais consciência e se exponham menos na internet”, afirma a professora Elenice Ziziotti, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional.

“Com mais essa iniciativa, buscamos oferecer aos alunos e às famílias uma oportunidade adicional para uma maior conscientização sobre a importância do autocuidado, do respeito, da tolerância e de outros aspectos tão importantes para a construção de uma cidadania mais ampla, que também compreende, por certo, a cidadania digital”, conclui a professora Elenice.

A professora Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia, explica que cidadania digital e segurança on-line devem ser pauta para a escola e também para as famílias, sendo que um dos objetivos das aulas é discutir o uso da tecnologia de forma responsável, uma vez que o comportamento de risco na internet não está necessariamente ligado à faixa etária. “Estamos trabalhando para preparar nossos professores e alunos para que possam saber lidar da melhor forma possível com o assunto e até mesmo evitar casos de exposição extrema e cyberbullying”, afirma.

Em março, a professora Valdenice conversou sobre o tema com a jornalista Petria Chaves no programa Revista Responde – Como Criar Seus Filhos, da rádio CBN. A pauta do programa discutia como formar crianças nas escolas para evitar a disseminação de fake news e como usar as tecnologias com responsabilidade. Ouça a entrevista completa aqui.

“É básica para nós a preocupação com o aluno imerso no mundo tecnológico. Ele tem de saber lidar com o ambiente digital e não se expor ou causar danos – seja a si mesmo, seja a outros indivíduos. Temos que saber lidar eticamente com todas as novidades e adquirir aos poucos essa formação. O cuidado que temos não é só com os alunos como também com os professores e os funcionários do Colégio”, conclui a professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica.

No site do Dante os pais também podem encontrar uma série de materiais sobre segurança on-line e cidadania digital. Confira aqui.