Home / Na Estante

Na Estante nº11 – Maio/2019

Maio chega trazendo ares outonais e uma vontade louca de se recolher entre mantas e um bom livro para se ler. Pensando nisso, separamos alguns temas do mês e ótimos representantes. E lembrando que o acervo da Biblioteca é muito diversificado e que vale a pena passar alguns momentos por aqui e ver as exposições temáticas.

Equipe Biblioteca Central

CONVITE

A Biblioteca, em conjunto com o Centro de Pesquisa Multimídia, convida todos os leitores a participar do painel Eu, leitor. Quem desejar participar, basta escolher um livro lido e escrever um parecer rápido sobre sua leitura, com no máximo cinco linhas. Lembre-se: o texto deve conter título e autor da obra, e a identificação de quem o redigiu. Se for aluno, pedimos o favor de identificar a série. Essas pequenas contribuições circularão na tela de TV da Biblioteca. Encaminhe para biblioteca@cda.colegiodante.com.br

Esperamos muitas contribuições!

"Repara que o outono é mais estação da alma que da natureza”"

Carlos Drummond de Andrade

DICAS DE LEITURA

A Biblioteca, tendo como referência as datas comemorativas do mês, fez uma seleção de livros só para aguçar sua curiosidade. Aproveitamos para convidá-los a conhecer os demais títulos sobre cada tema exposto neste boletim.

TRABALHO: HISTÓRIA E TENDÊNCIAS

Autor: Aurélio Eduardo do Nascimento e José Paulo Barbosa

Sinopse: Os grandes temas do mundo do trabalho: o trabalho como atividade social, a escravidão, o trabalho na Idade Média, o capitalismo, a linha de montagem, o computador e a automação, as mudanças nas empresas e nos sindicatos, a globalização da economia.

O ÓCIO CRIATIVO

Autor: Domenico De Masi

Sinopse: Domenico De Masi expôs suas ideias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia. Atento ao crescente público interessado em seus conceitos e em sua visão do futuro, De Masi elabora neste livro os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, da globalização, da criatividade e do tempo livre. Insatisfeito com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, ele propõe um novo modelo baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer, no qual os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.

SER MÃE É SORRIR EM PARAFUSO

Autor: Lô Galasso

Sinopse: Ser mãe é sorrir em parafuso é um livro que trata, com humor e sinceridade visceral, das dificuldades e delícias da adaptação da mulher ao novo papel. O livro também aborda um fenômeno muito feliz para todas as partes envolvidas – o número crescente de homens altamente envolvidos no papel de pai. Com uma dedicatória especial às mães e aos pais que não têm medo de rir de si mesmos, a autora acentua a importância do humor para arejar a vida e garantir-lhe a (indispensável) leveza.

MENSAGEM DE UMA MÃE CHINESA DESCONHECIDA

Autor: Xinran

Sinopse: Em Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida, Xinran aborda com delicadeza um dos aspectos mais cruéis e polêmicos da sociedade chinesa contemporânea, e dá voz às mães que não puderam vivenciar a plena maternidade por terem dado à luz bebês do sexo feminino.Em dez capítulos, são apresentadas dez histórias marcadas pela interrupção da relação mãe–filha, com o relato seja de meninas que nunca conheceram suas mães biológicas ou de mulheres que deram a filha em adoção a casais de camponeses que vivem sem endereço fixo, viajando pelos quatro cantos da China para burlar a fiscalização da lei do filho único – e eventualmente abandonando uma menina numa estação de trem.

DESCULPE, MÃE!

Autor: Rita Ferro

Sinopse: Neste livro de diálogos em tempos de diálogos impossíveis, a autora usa sua própria experiência de mãe para retratar o relacionamento com os jovens. Não foge de nenhuma pergunta, enfrentando os medos, as angústias e até as provocações mal-educadas de sua filha. Um livro que dá uma resposta sensível aos problemas que atormentam, isolam e revoltam os jovens.

AFRICANOS LIVRES

Autor: Beatriz G. Mamigonian

Sinopse: Em Africanos livres, Beatriz G. Mamigonian toma a lei de 1831 como o eixo narrativo, ao qual se imbricam a análise da experiência dos ex-escravos, a de sua administração pelo governo imperial e a dos efeitos do contrabando. Baseado em pesquisa inédita, o livro avança até a campanha abolicionista na década de 1880, quando os militantes mais radicais forçavam o reconhecimento de todos os africanos ilegalmente escravizados como “africanos livres”.

HISTÓRIA DO MASP

Autor: P. M. Bardi

Sinopse: A História do Masp (Museu de Arte de São Paulo), contada por um de seus criadores, contribui como documento e testemunho de uma das mais felizes investidas no campo da cultura e das artes na história do Brasil.

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

Autor: Douglas Adams

Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e sai pela galáxia afora com seu amigo Ford, que acaba de revelar que, na verdade, nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.