Bão demais, sô! Festa Junina do Dante homenageia cultura da roça em 2023

Publicado em 21 de junho de 2023 às 17:01
Categorias: , , , ,

Danças, brincadeiras, comidas típicas e muita diversão. Nada disso faltou na Festa Junina realizada pelo Dante no último sábado, dia 17 de junho, quando cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Colégio para prestigiar uma das mais importantes manifestações da cultura popular brasileira.

“A Festa Junina é um evento muito tradicional na escola: os pais amam, e os alunos participam com muita alegria. Aqui no Colégio, temos resgatado as músicas do folclore de várias regiões, para que as crianças se apropriem dessa cultura e ampliem seu repertório”, afirma a diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, professora Angela Martins.

Com o tema “Festa na roça”, a edição de 2023 homenageou as tradições e os costumes do povo sertanejo nas danças dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. As turmas do Maternal 1 e 2, por exemplo, se apresentaram no ginásio ao som de “No caminho da roça” e “Araruna” – música inspirada no canto do pássaro brasileiro.

Os pequenos dantianos do Jardim, por sua vez, festejaram o trabalho na roça com a canção “Peneirei fubá”, em alusão a esse ofício característico do campo. Já a dança do 1º ano privilegiou um misto de ritmos brasileiros, primeiro com o coco, proveniente do Nordeste, e depois com a catira, típica do Sudeste. No final do dia, os formandos da 3ª série do Ensino Médio ainda fizeram sua festa com uma quadrilha que misturou músicas caipiras e modernas, em uma divertida despedida do Colégio.

Ao todo, foram oito apresentações que se distribuíram entre os períodos da manhã e da tarde, de modo que os pais e as crianças pudessem aproveitar o evento confortavelmente. Como já havia ocorrido em 2022, o Departamento de Música contou com a parceria da banda Histórias de Brincar para tornar a festa ainda mais vibrante.

“A Festa Junina são as cores, as comidas, os sabores, os cheiros, as danças, as músicas. Tudo isso é uma coisa só: uma festividade muito esperada. Por isso, escolhemos músicas bem tradicionais”, explica a professora Gabriela Abdalla, coordenadora de música. “Festejar as tradições e a essência do povo sertanejo é extremamente significativo para a construção de repertório das crianças, tanto é que vemos os pais sempre muito engajados nessa festa”, celebra a docente.

Cultura junina

Assim como a música, a comida é um elemento essencial e marcante da cultura da roça. E no Dante não faltaram opções para satisfazer o paladar dos visitantes: além dos pratos típicos, como milho, tapioca, pipoca e churrasco, havia barracas oferecendo churros, pastéis, frutas com chocolate e crepes, entre outras delícias.

Toda Festa Junina que se preze tem diversão. E, no Dante, não poderia ser diferente. Neste ano, como de costume, a criançada pôde brincar nas barracas de jogos e nos diversos brinquedos infláveis distribuídos nas quadras externas.

Já os adultos puderam participar do tradicional bingo beneficente – sempre um sucesso na Festa Junina do Colégio. Organizado pela Comissão de Pais do Dante Alighieri (CPDA), o bingo presenteou os vencedores com prêmios incríveis e teve sua arrecadação destinada inteiramente à ONG Lar Vinícius.

Bingo beneficente da festa junina do Dante
Barraca de pescaria da festa junina do Dante
Barracas de jogos da festa junina do Dante
Quadrilha da festa junina do Dante