Autoridades da Itália homenageiam Dante pela conquista da parità

Publicado em 20 de março de 2023 às 12:00
Categorias: , ,

Na última quinta-feira, dia 16 de março, o Dante recebeu autoridades da diplomacia italiana para um evento de celebração. Na oportunidade, comemorou-se o reconhecimento do diploma do Liceo Scientifico do Colégio pelo governo da Itália. Tal condição coloca o curso bicurricular em paridade (parità) com as demais escolas do sistema de ensino italiano, que são apenas 43 no exterior.

Integraram a comitiva o diretor da promoção da língua e da cultura italiana, Alessandro De Pedys; o chefe do Sistema de Educação Italiana no Mundo, Marco Maria Cerbo; o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara; a vice-cônsul Livia Satullo; a diretora escolástica do Consulado-geral da Itália em São Paulo, Monica Faggionato; e o superintendente de Comunicação, Jurídico e Compliance do CIEE, o ex-aluno Ricardo Melantonio.

Pelo Dante participaram o seu presidente, dr. José Luiz Farina; o vice, dr. Mário Eduardo Barra; os diretores financeiros João Ranieri e Milena Montini; e as professoras Valdenice M. M. de Cerqueira, diretora-geral educacional, Sandra Tonidandel, diretora pedagógica dos Ensinos Fundamental 2 e Médio, Angela Martins, diretora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, Elenice Ziziotti, diretora de relações humanas e convivência, e Angela Angoretto, coordenadora do ECCE/Liceo. Também esteve presente o presidente da AEDA (Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri), dr. Alfio Paglia.

Celebração de uma nova era

A abertura do evento foi realizada pelos alunos do 8º ano (Scuola Media) e 1º e 2º Liceo, que entoaram “Il Canto degli Italiani”, nome dado ao hino italiano, no palco do auditório Miro Noschese. Em seguida, o cônsul-geral da Itália foi ao púlpito a fim de parabenizar o Colégio pela conquista da paridade. “Esta cerimônia assume uma importância verdadeiramente particular, porque este é o primeiro ano letivo em que o Colégio Dante Alighieri se tornou, em todos os aspectos, parte da família das escolas particulares italianas no exterior.”

Direcionando-se aos estudantes, Domenico Fornara complementou: “Agora, vocês se tornam parte do sistema paritário das escolas italianas em todo o mundo, o que os levará  a ter um título que atesta o pertencimento à tradição do ensino italiano. Estou muito feliz e orgulhoso. Este é um momento realmente importante para a comunidade italiana. Desejo muito sucesso a vocês, que frequentam a escola com tanta curiosidade e vontade de aprender”.

Cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara discursa durante evento em celebração à parità.

Após a fala do diplomata, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, recorreu à história para lembrar a intervenção federal de 1942 que, em meio à Segunda Guerra Mundial, proibiu o ensino e o uso da língua italiana no Brasil, obrigando o Colégio a mudar seu nome para Visconde de São Leopoldo. “A conquista da paridade e o consequente retorno do nosso Liceo à condição pré-guerra é um momento de grande emoção para nós. Ainda vamos trabalhar para que um dia, no futuro, a escola consiga obter a paridade também para o primeiro ciclo de ensino.”

Coordenadora do ECCE/Liceo, a professora Angela Angoretto deu prosseguimento à cerimônia afirmando que a paridade escolar é o reconhecimento do ensino de excelência praticado no Colégio. “Ser uma escola particular italiana no exterior significa que o Dante alcançou a qualidade e os padrões de ensino exigidos pelo Ministério da Educação italiano, oferecendo programas de estudo de alta qualidade, em conformidade com os requisitos italianos.”

O último a discursar foi o diretor pela promoção da língua e da cultura italiana, Alessandro De Pedys. Em sua fala, além de revelar que a “atmosfera” dantiana lhe fez se sentir na Itália, o diplomata corroborou o que havia sido dito pela professora Angela Angoretto. “Sabemos que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação italiano são rigorosos, então acredito que a paridade realmente deve ser motivo de satisfação para nós, para todo o corpo docente e para os alunos. Feliz ano letivo a todos.”

Apresentações culturais

Demonstrando repertório artístico-cultural, os alunos do ECCE fizeram apresentações para os visitantes ao longo da cerimônia. O primeiro a subir ao palco foi Lorenzo Ferri, do 1º Liceo, que tocou, ao piano, as peças musicais Solfeggietto, de Emanuel Bach, e Valsa Brilhante, de Frederic Chopin.

Na sequência, os dantianos Sofia Gomiero, Marina Patriarca, Luca Coppola e Mirella Zanotta declamaram, em italiano, tercetos do “Inferno”, o primeiro dos três livros que compõem “A Divina Comédia”, obra máxima do poeta Dante Alighieri. Já Guilherme Akira, Rafael Pascuotti e Isabela Cordeiro, do 2º Liceo, recitaram, respectivamente, os poemas La luna di Kiev, de Gianni Rodari, Fratelli, de Giuseppe Ungaretti, e Sogno, de Giovanni Pascoli.

Antes de se despedirem, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a diretora escolástica Monica Faggionato foram presenteados com duas pinturas a óleo feitas pela aluna Maria Gabriella Chiarottino, do 1º Liceo. A comitiva italiana ainda realizou um tour pelo Colégio, visitando locais como o Museu de História Natural, a Biblioteca Gianfederico Porta, o Centro de Memória e instalações da Educação Infantil, além de passar pela sala da Presidência.

, ,