Autores do livro infantil “Branca de Neve e as Sete Versões” se encontram com alunos do 2º ano

Publicado em 30 de setembro de 2022 às 16:18

Formar mais e melhores leitores é um dos grandes desafios das escolas. Aqui no Dante, os alunos são incentivados desde cedo a se aproximar dos livros e criar o hábito de ler. Prova disso é que no dia 13 de setembro os dantianos do 2º ano do Ensino Fundamental receberam os escritores Marcus Aurelius Pimenta e José Roberto Torero, autores do livro “Branca de Neve e as Sete Versões”, lido pelos alunos no início do segundo semestre, para um bate-papo.

O encontro entre os autores e seus pequenos leitores aconteceu na biblioteca do Colégio. Enquanto Marcus Pimenta conversou com as turmas que estudam de manhã, José Torero ficou com as turmas da tarde. Em ambas as ocasiões, os autores responderam às perguntas dos pequenos relacionadas ao livro e ao trabalho de ser um escritor.

Livro com vários finais desperta a curiosidade

O livro infantil “Branca de Neve e as Sete Versões” é uma adaptação do clássico “Branca de Neve e os Sete Anões”. Nessa releitura os autores decidiram modificar alguns detalhes para que a história pudesse tomar outros rumos. Assim, com a possibilidade de escolha de encaminhamentos diferentes a cada momento, os leitores se deparam com sete possíveis finais para a princesa.

“É divertido escrever uma história tradicional com vários finais, é bom quebrar coisas já estabelecidas. Acho que isso acaba sendo um atrativo para as crianças porque estimula a curiosidade de saber como são esses finais diferentes. As crianças gostam de variações sobre algo que já é conhecido”, revela o escritor José Torero.

Marcus Pimenta e alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
José Torero responde pergunta de pequena dantiana

Para Torero, o momento de encontro entre o escritor e o leitor é importante porque rompe com a ideia estereotipada entre as crianças de que os escritores são apenas pessoas mais velhas e inacessíveis: “O contato entre o escritor e o seu leitor desmistifica um pouco do livro e da autoria do livro. Essa aproximação é importante para despertar o interesse das crianças sobre um autor e suas obras, o que por sua vez acaba estimulando a leitura”.

Encerrando um ciclo de aprendizagem

Até então, os alunos estavam aprendendo sobre o gênero textual “conto” nas aulas de língua portuguesa, e o encontro com os autores do livro “Branca de Neve e as Sete Versões” foi o fechamento do ciclo de estudo.

“Eles já fizeram várias atividades sobre o livro, que envolveram leituras individuais, leituras compartilhadas e produção, interpretação e compreensão de texto. Inclusive, em uma dessas atividades, os alunos tiveram que refazer o final de um conto, tal como no livro ‘Branca de Neve e as Sete Versões’, então nada melhor que o encontro com os autores para marcar o encerramento de um ciclo. Os alunos ficaram animados, e isso acaba os estimulando a ler cada vez mais, o que desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e o raciocínio e amplia o conhecimento sobre vários assuntos, além das habilidades na escrita”, explica a professora Priscila Gabriela Costa, coordenadora pedagógica do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.