Alunos visitam Parque Nascentes do Tietê

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 10:55

O Colégio Dante Alighieri levou, em 13 de setembro, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Parque Nascentes do Tietê, situado na estância turística de Salesópolis, no interior de São Paulo. Descoberta em 1954, durante a comemoração do quarto centenário da cidade de São Paulo, a área, que totaliza 1,34 milhão de metros quadrados, oferece passeios destinados aos estudos do meio.

O parque foi descoberto pela Sociedade Geográfica Brasileira, que realizou, à época, uma expedição para encontrar a nascente do rio. Em ação destinada à sua preservação, a nascente foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1990. A área foi inaugurada oficialmente em 1996, em uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e diversas organizações de proteção ambiental.

O Dante realiza a excursão com o fim, justamente, de valorizar a preservação e a sustentabilidade. Sob a supervisão dos departamentos de Geografia e Ciências, coordenados respectivamente pelos professores Everaldo Vellardi e Sandra Tonidandel, os estudantes observaram o entorno do rio e analisaram a qualidade da água na nascente. Outro conteúdo visto pelos alunos, dentro e fora da sala de aula, tratou da importância da preservação do rio e evidenciou o modo como a ação humana pode impactar negativamente a natureza.

Traçando um histórico do parque, os responsáveis pela excursão destacaram dois momentos nos quais a agressão humana degradou substancialmente a região: o corte de madeira para uso como combustível em siderúrgicas e a devastação da mata para pastagem de gado. Em seguida, discorreram sobre as medidas que vêm sendo tomadas para recuperar a área, incentivando os alunos, desse modo, a fundamentar suas ações na constante busca pela defesa do meio ambiente.