Astronomia, Sustentabilidade e Integração: Alunos viajam a Brotas em saída pedagógica

Publicado em 27 de setembro de 2022 às 18:22

No mês de agosto, o Colégio Dante Alighieri promoveu para os alunos do 6º ano sua tradicional saída educacional para o município de Brotas. Devido à grande adesão de alunos, a viagem foi organizada em dois finais de semana, com a divisão dos estudantes em dois grupos, separados por classe. Enquanto um grupo viajou entre os dias 5 e 7 de agosto, o outro foi à excursão entre os dias 19 e 21 do mesmo mês.

A saída pedagógica teve como objetivo articular a integração e a socialização entre os dantianos por meio de atividades coletivas, além de proporcionar experiências pedagógicas relacionadas a conceitos já trabalhados em sala de aula, como astronomia, diversidade de linguagem na comunicação, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Conhecimentos astronômicos aprofundados

Um dos conteúdos pertencentes à grade do 6º ano do componente curricular de ciências é a astronomia. Diante disso, os estudantes visitaram, em Brotas, a Fundação Centro de Estudos do Universo – CEU, onde puderam contemplar o céu livre de poluição luminosa, reconhecer as constelações típicas de cada estação do ano e observar a Lua, planetas aglomerados, nebulosas, galáxias e os demais corpos celestes do Sistema Solar. Além disso, os alunos puderam tirar dúvidas com os astrônomos da instituição que os acompanharam no decorrer das atividades, de forma a aprofundar os conhecimentos e estudos sobre astronomia iniciados no começo do ano.

“Na parte de astronomia, os alunos puderam observar o céu com um telescópio de grande precisão. Foi maravilhoso, deu para ver Saturno e seus anéis. Em outra atividade, eles se deitaram em uma grande lona e tiveram que encontrar os corpos celestes apontados em algumas fichas recebidas. O que os ajudou a verificar a compatibilidade entre o objeto celeste observado e o presente na ficha foi um aplicativo de astronomia. Ainda lá eles assistiram ao filme ‘Filhos do Sol’ em uma sessão do Planetário Digital da Fundação CEU”, explica a coordenadora pedagógica do Departamento de Ciências, professora Carolina Lavini.

Dantiano em atividade de observação celeste com telescópio
Alunos procurando objetos celestes com a ajuda da tecnologia

Para o aluno Gabriel Giannola, do 6º J, as dinâmicas de astronomia foram as melhores: “O que eu mais gostei foi quando fomos ao Planetário. Lá eu aprendi sobre as principais características do Sol, cometas, planetas, planetas-anões, asteroides e do Sistema Solar no geral. Por meio das observações noturnas, aprendi também a identificar as posições das estrelas e o formato das constelações. Foi uma viagem importante porque aprofundou meus conhecimentos”.

Reduzir, reutilizar e reciclar

Na viagem, os dantianos também realizaram uma atividade de floating em grupo no rio Jacaré-Pepira, em que foi possível observar as características da mata ciliar e da biodiversidade vegetal da região. “Eu já havia trabalhado em sala de aula com os alunos o que é sustentabilidade, falamos de exemplos e sobre os três principais Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. E lá eles puderam visitar uma horta e ver algumas práticas sustentáveis, por exemplo: a comida das refeições não era comprada, mas sim produzida no local, em uma dinâmica de agricultura familiar, o que é interessante porque é uma ação atrelada com o ‘R’ de reduzir o consumo e, portanto, o lixo produzido, sendo uma atitude sustentável”, aponta a professora de ciências Bárbara da Silva.

Alunas na atividade de floating

Sarau, jogos e brincadeiras

Ainda lá, os estudantes participaram de saraus, cuja preparação foi feita nas aulas de língua portuguesa. Como o tema foi livre, foram múltiplas as apresentações, que variaram entre dança, canto, encenação, exibição de embaixadinha etc. A viagem contou também com jantares temáticos, e foram feitos jogos cooperativos que incluíam atividades em grupo, como uma dinâmica de caça ao tesouro noturna. Os alunos ainda dispunham de tempo livre, em que podiam aproveitar a piscina e as quadras poliesportivas do eco resort onde estavam hospedados.

Dantianas se preparam para jantar temático
Dantianos aproveitam o dia ao ar livre

Relações aluno-aluno e aluno-professor fortalecidas

“Para muitos era a primeira vez que estavam dormindo fora de casa, logo a saída foi positiva para os alunos conseguirem vivenciar um momento entre eles fora da sala de aula, em um espaço diferente. As atividades pedagógicas tinham propostas educacionais claras, mas foram planejadas de uma forma diferente das atividades feitas em sala de aula. Foi também importante para a interação e o fortalecimento de vínculos entre aluno e professor. Na atividade de floating, por exemplo, os professores sabiam remar tanto quanto os alunos, então foi uma viagem em que os professores não estavam ali necessariamente apenas para ensinar, estavam ali também como companhia”, relata a professora Carolina.

A dantiana Lorena Fameli, do 6º J, conta que a viagem a aproximou de seus professores. “Eu tinha uma visão completamente estereotipada sobre os professores, mas depois da viagem me sinto mais próxima deles. Foi legal a convivência sob outras circunstâncias. Nós amamos passar o tempo com eles, eles foram bem atenciosos e nos acompanharam em tudo.”

“Foi uma viagem valiosa para todos os envolvidos. As experiências foram muito ricas, e os alunos ganharam em muitos aspectos, pedagogicamente falando e socioemocionalmente falando. É uma saída que pretendemos continuar fazendo para os próximos anos”, completa a professor Bárbara.